ANEXO I
 
FORMULÁRIO PARA OS AUTORES
 
O seu manuscrito deve ser acompanhado por este documento, devidamente preenchido e assinado. Sem ele, o artigo não será aceite para apreciação. Leia atentamente as secções que o compõem e, em caso de dúvida, consulte as normas para apresentação de artigos à Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.2 Cada um dos autores tem de preencher e assinar uma cópia deste formulário.
 
IDENTIFICAÇÃO
 
 
Nome do autor:  
 
Título do manuscrito:
 
  Sou o autor responsável pela correspondência com a RPMGF acerca do manuscrito.
 
Autorizo o autor    a efetuar em meu nome a correspondência com a RPMGF acerca do manuscrito.
 
AUTORIA
 
Declaro que:
 
  Efetuei contribuições substanciais para a conceção e delineamento, recolha de dados ou análise e interpretação dos dados.
 
  Participei na redação ou revisão crítica do artigo no que respeita a conteúdo intelectualmente importante.
 
  Revi a versão final do manuscrito e aprovo a sua publicação.
 
  Por favor redija uma descrição sucinta do seu contributo para o presente trabalho:
 
OUTRAS CONTRIBUIÇÕES (a preencher pelo autor responsável pela correspondência)
 
 Todas as pessoas ou entidades que deram contributos importantes para o trabalho relatado no manuscrito (incluindo a sua escrita), mas que não são mencionadas como autores, estão identificadas na secção agradecimentos. 
 
 O manuscrito não inclui uma secção de agradecimentos porque os autores não receberam contributos importantes por parte de outras pessoas ou entidades (bolsas de investigação).
 
FINANCIAMENTO
 
Este trabalho foi financiado na sua totalidade ou em parte por pessoas ou entidades que não os autores (por favor descreva o financiamento - pode utilizar uma folha separada se necessário):
  
O trabalho relatado neste manuscrito não foi objeto de qualquer tipo de financiamento externo (incluindo bolsas e investigação).
 
CONFLITO DE INTERESSES
 
Verifique se alguma das condições abaixo lhe é aplicável:
   Nos últimos cinco anos recebi algum incentivo de uma organização que pode de alguma forma ganhar ou perder com os resultados ou conclusões do manuscrito.
 
   Nos últimos cinco anos fui empregado de uma organização que pode de alguma forma ganhar ou perder com os resultados ou conclusões do manuscrito.
 
   Detenho alguma forma de participação numa organização que pode de alguma forma ganhar ou perder com os resultados ou conclusões do manuscrito.
 
   A minha instituição académica ou empregador tem algum interesse ou conflito relacionado com os resultados ou conclusões do manuscrito.
 
   Tenho relações pessoais ou profissionais podem influenciar os resultados ou conclusões do manuscrito.
 
Caso tenha assinalado algum dos itens anteriores ou entenda que existe outro potencial conflito de interesses, por favor redija uma declaração de conflito de interesses a ser publicada juntamente com o artigo:

Se entender que não existe um potencial conflito de interesses relativamente ao presente manuscrito, assinale:
  Declaro não possuir qualquer tipo de conflito de interesses.
 
CEDÊNCIA DE DIREITOS
 
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, eletrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.


Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a atuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.


Os autores têm direito a:
  • Reproduzir um número razoável de cópias do seu trabalho em suporte físico ou digital para uso pessoal, profissional ou para ensino, mas não para uso comercial (incluindo venda do direito a aceder ao artigo)
     
  • Colocar no seu sítio da internet ou da sua instituição uma cópia exata em formato eletrónico do artigo publicado pela RPMGF, desde que seja feita referência à sua publicação na RPMGF e o seu conteúdo (incluindo símbolos que identifiquem a RPMGF) não seja alterado.
     
  • Publicar em livro de que sejam autores ou editores o conteúdo total ou parcial do manuscrito, desde que seja feita referência à sua publicação na RPMGF.
     
  • Receber, até cinco anos após a publicação, 10% do valor pago por uma entidade terceira à RPMGF pela reprodução em separado do seu artigo, quando esse valor for superior a 1.500 euros.
 
Os autores aceitam que, em caso de conflito, a resolução deste acordo será feita em Portugal e de acordo com a legislação portuguesa aplicável.
  Declaro que li e aceito as condições acima referidas.
 
AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
 
Declaro que autorizo a publicação do artigo junto, com o título
do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, não foi objeto de qualquer outro tipo de publicação, nem foi proposto simultaneamente para publicação em outras revistas ou jornais. Declaro também que li o presente formulário e a informação que forneço é completa e verdadeira. Declaro ainda que detenho os direitos de propriedade e/ou de utilização de todo o material incluído no manuscrito (incluindo ilustrações) que cedo à Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, de acordo com os termos constantes neste documento.
 
Local:
 
Data:   /       
 
Assinatura: ______________________________________