Aleitamento da criança no primeiro ano de vida

Rita Ávila

Resumo



Objectivos: O leite materno constitui o alimento ideal nos primeiros meses de vida da criança. No entanto, quando não é possível o aleitamento materno, dispomos no mercado português de uma variada oferta de leites artificiais. É objectivo deste trabalho fornecer uma lista, ainda que não exaustiva, referente aos numerosos leites e fórmulas infantis para crianças até ao um ano de idade, disponíveis no mercado português até Dezembro de 2003, por forma a que constitua um instrumento auxiliar de consulta rápida na prática clínica diária dos médicos de família.
Métodos: Revisão temática da literatura existente com base em artigos seleccionados de pesquisa na base de dados Medline, livros de
texto e também no Simpósio Terapêutico e Índice Nacional Terapêutico.
Conclusões: Apesar de se verificar uma alta taxa de mães portuguesas que iniciam o aleitamento materno, muitas desistem de amamentar durante o primeiro mês de vida do bebé. Neste contexto, os médicos de família são muitas vezes solicitados a fornecerem aconselhamento sobre qual o tipo de leite artificial a utilizar. É muito elevado o número de leites e fórmulas para a criança até aos 12 meses de idade, disponíveis em Portugal o que, por vezes, torna difícil o referido aconselhamento. Por outro lado, hoje em dia, são unanimemente reconhecidas as vantagens do aleitamento materno em relação aos leites artificiais para a criança e para a mãe, assim como se sabe existirem poucas contra-indicações verdadeiras para a prática do aleitamento materno. É, por isso, urgente implementar medidas em Portugal que incentivem o aleitamento materno e a sua continuidade até pelo menos aos quatro a seis meses de vida.

Palavras-chave


Aleitamento Materno; Aleitamento Artificial; Leites Adaptados; Leites de Transição

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v20i3.10042

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)