Associação entre doença periodontal e patologias sistémicas

Autores

  • Ricardo Faria Almeida Médico Dentista.Doutorado pelo Departamento de Medicina e Cirurgia Buco-facial Universidade Complutense de Madrid. Docente Responsável pela Disciplina de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa.
  • Mónica Morado Pinho Médica Dentista. Aluna da Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade do Porto. Docente de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa.
  • Cristina Lima Médica Dentista. Docente de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa
  • Inês Faria Médica Dentista. Aluna do Mestrado de Periodontologia da Universidade de Lisboa.
  • Patrícia Santos édica Dentista. Aluna do Mestrado de Periodontologia da Universidade de Lisboa.
  • Cláudia Bordalo Médica Dentista.Pós-graduada em Periodontologia pela Universidade do Porto. Aluna do Doutoramento de Universidade de Santiago de Compostela. Docente de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v22i3.10250

Resumo

A suspeita de associação entre algumas patologias sistémicas e patologias da cavidade oral é antiga, sendo encontrada, desde há vários anos, na literatura. Com efeito, egípcios, hebraicos, gregos e romanos acentuavam já a importância da saúde da boca no bem-estar geral dos indivíduos. O conceito de infecção focal, com origem em 1900, estimulou a investigação no sentido de aprofundar o conhecimento sobre o papel real das afecções da cavidade oral, em especial a Doença Periodontal, na saúde geral dos indivíduos. Esta patologia é, a seguir à cárie dentária, aquela que maior prevalência tem na cavidade oral. É uma doença infecciosa que afecta a gengiva e os restantes tecidos de suporte dentário e que pode culminar com a perda dos dentes. Traduz-se, numa primeira fase, por sinais e sintomas clínicos «surdos», sem qualquer tipo de dor e que por isso passa despercebido ao próprio paciente. A hemorragia gengival associada é um dos primeiros sintomas. O diagnóstico precoce permite tratar estes doentes e evitar o agravamento da situação com a consequente perda dentária. Neste contexto, discutiremos as possíveis relações entre a Doença Periodontal e as várias Patologias Sistémicas que a ela têm vindo a ser associadas, como sejam a Diabetes Mellitus, as Doenças Cardiovasculares, as Infecções Respiratórias, a Artrite Reumatóide e a ocorrência de Partos Prematuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-01

Como Citar

Almeida, R. F., Pinho, M. M., Lima, C., Faria, I., Santos, P., & Bordalo, C. (2006). Associação entre doença periodontal e patologias sistémicas. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 22(3), 379–90. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v22i3.10250