A visita do delegado de informação médica numa consulta de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde de Faro

Armando De Medeiros

Resumo



Introdução: Os delegados de informação médica (DIMs), como principal elo de ligação entre a indústriafarmacêutica e os médicos, assumem um importante papel na informação relativa aos medicamentos.
Objectivo: Caracterizar a visita dos DIMs numa consulta de medicina geral e familiar.
Tipo de Estudo: descritivo, transversal.
Local: Extensão de Estói, do Centro de Saúde de Faro.
Metodologia: Foi feito um registo diário de todas as visitas dos DIMs numa consulta de medicinageral e familiar durante o ano de 2003, tendo sido utilizada a perspectiva do médico. Os grupos terapêuticosforam classificados conforme o Prontuário Terapêutico.
Resultados: Durante o período em análise, 70,7% (n=285) dos DIMs compareceram e 29,3%(n=118) faltaram às visitas agendadas.
O tempo médio de cada visita foi de 7,7 minutos. Nas visitasconcretizadas, foram apresentados, em média, 3,3 medicamentos por visita. Os medicamentosapresentados incluíam-se, maioritariamente, nos seguintes grupos terapêuticos: Aparelho Cardiovascular(29,3%); Sistema Nervoso Central (15,6%) e Medicamentos Anti-infecciosos (12,2%).Foram entregues pelos DIMs: 1,2 brochuras promocionais por cada visita, 1 separata de artigo científicopor cada 4,9 visitas, 1 livro médico por cada 13,0 visitas e 1 amostra por cada 16 medicamentosapresentados. As amostras oferecidas pertenciam, maioritariamente, aos seguintes gruposterapêuticos: Aparelho Cardiovascular (23,3%); Sistema Músculo-esquelético (16,7%) e Medicamentosutilizados no tratamento de infecções cutâneas (16,7%).Conclusões: Parece haver um livre intercâmbio da informação veiculada pelos DIMs de laboratóriospertencentes ao mesmo grupo farmacêutico; mais de 1 em cada 4 DIMs não compareceu a uma visitapreviamente agendada; mais de 50% dos medicamentos apresentados pertenceram aos seguintesgrupos terapêuticos: Aparelho Cardiovascular, Sistema Nervoso Central e Medicamentos Anti-infecciosos; o material mais frequentemente disponibilizado pelos DIMs consistiu em brochuras promocionais de medicamentos.

Palavras-chave


Delegado de informação médica; Indústria farmacêutica; Clínica geral; Prescritores

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DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v23i1.10323

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