Adesão à contracepção por implante no Centro de Saúde de Queluz

Teresa Silva

Resumo



Objectivo: Caracterização da adesão ao método contraceptivo por implante (68 mg de etonogestrel)
Tipo de Estudo: Observacional, Transversal, Descritivo.
Local: Centro de Saúde de Queluz
População: Utentes do Centro de Saúde de Queluz, que colocaram o implante nessa instituição, até Novembro de 2005, inclusivé (n = 63).
Métodos: Consultou-se a ficha de registo de colocação do implante, a ficha de identificação informática e aplicou-se um questionário por via telefónica. Estudaram-se as variáveis: «idade», «duração de utilização», «fontes de informação», «motivos para colocação», «satisfação», «efeitos secundários», «vontade de remover», «motivos para remoção» e «médico que colocou».
Resultados: Contactaram-se 41 mulheres (65 % da população), que tinham idade entre 18 e 38 anos. Destas mulheres, 10 (24 %) tinham removido o implante e 6 (15 %) pretendiam removê-lo, antes de terminar o prazo de validade, devido à ocorrência de efeitos secundários. O principal motivo para remoção do implante foi a amenorreia sendo também o principal efeito secundário sentido
pelas mulheres que se mostraram «muito satisfeitas» com o implante. As principais fontes de informação sobre o implante foram «médico», «amigo» e «enfermeiro». As mulheres que se mostraram «muito satisfeitas» com o implante referiram fontes de informação complementar, nomeadamente, «revista», «televisão», «internet», e «panfleto».
Conclusões: Os motivos pelos quais algumas mulheres toleram melhor o efeito secundário «amenorreia» poderá estar relacionado com o facto de estarem mais bem informadas relativamente ao método, o que é apoiado pelo facto de terem consultado fontes de informação complementar. O estudo sugere que a adesão ao implante pode ser melhorada fornecendo informação adequada sobre a possibilidade de ocorrência de amenorreia e pela consulta de fontes de informação alargadas, o que terá que ser confirmado com estudos subsequentes aplicados a um maior número de mulheres.

Palavras-chave


Implante; Contracepção

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v23i4.10381

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)