Indicadores de saúde: Uma visão de saúde pública, com interesse em Medicina Geral e Familiar

Autores

  • Carlos Matias Dias Assistente Graduado da Carreira Médica de Saúde Pública. Centro de Epidemiologia e Bioestatística, Observatório Nacional de Saúde, Instituto Dr. Ricardo Jorge. Mestre em Epidemiologia. Assistente convidado, Escola Nacional de Saúde Pública.
  • Mário Freitas Médico, assistente da Carreira Médica de Saúde Pública, UOSP de Braga. Docente da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.
  • Teodoro Briz Médico de Saúde Pública. Doutorado em Saúde Pública. Professor Associado, Escola Nacional de Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i4.10388

Palavras-chave:

Indicadores de saúde, Epidemiologia, Saúde Pública, Medicina Geral e Familiar

Resumo

Tanto a abordagem de Saúde Pública como a abordagem clínica têm a finalidade de melhorar ou manter a saúde das pessoas. Ambas utilizam abordagens científicas para tentar responder a essas necessidades, expressas ou reais. Os indicadores, clínicos, laboratoriais ou epidemiológicos, são aproximações ao conhecimento que permite diagnosticar a situação, monitorizar a sua evolução e medir o impacto das intervenções. A qualidade dos dados utilizados na sua construção é, entre outras características, fundamental para a qualidade do resultado pretendido. A maior parte dos indicadores utilizados em Saúde Pública têm origem em dados e informação individual, por vezes clínica. A análise epidemiológica daqueles dados e informação gera indicadores de frequência, medidas de associação e medidas de impacto a nível populacional. Por seu lado, a abordagem clínica utiliza, também, informação epidemiológica para enquadrar e fundamentar intervenções no indivíduo ou na família. O exemplo mais simples da interligação das duas abordagens é ilustrado pela intervenção farmacológica, preventiva ou curativa, dirigida à pessoa, mas cuja eficácia, eficiência e efectividade foram estudadas em grupos de pessoas em que, quase certamente, a pessoa em questão não esteve incluída. Os interesses, abordagens e práticas dos Médicos de Família e dos Médicos de Saúde Pública convergem de forma constante, sendo importante que disso haja consciência para uma cada vez melhor saúde das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Dias, C. M., Freitas, M., & Briz, T. (2007). Indicadores de saúde: Uma visão de saúde pública, com interesse em Medicina Geral e Familiar. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 23(4), 439–50. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i4.10388