A citação da Revista Portuguesa De Clínica Geral na Revista Portuguesa de Clínica Geral

Inês Rosendo, Tiago Santos, Dina Martins, Gonçalo Pimenta, Maria Da Glória Neto, Maria Dos Prazeres Francisco, Luiz Miguel Santiago

Resumo



Objectivos: A Revista Portuguesa de Clínica Geral (Revista) é a publicação mais prestigiada na área, em Portugal. Assim sendo é importante conhecer a citação bibliográfica de artigos já publicados noutros números desta Revista. Pelo que o objectivo do presente estudo é medir a citação de artigos já publicados na Revista Portuguesa de Clínica Geral.
Tipo de estudo: Estudo observacional, transversal e descritivo.
População e Métodos: Revisão sistemática de todos os números da Revista quanto ao tipo de artigo, número total de referências bibliográficas, número de referências bibliográficas de artigos publicados em Portugal e número de referências bibliográficas de artigos já publicados na Revista, entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2006, inclusive.
Resultados: Entre 2000 e 2006, em 357 artigos, as referências totais nos artigos publicados foram de 16,4±15,5, as de artigos publicados em Portugal de 2,9±3,6 e as de artigos publicados nesta Revista de 0,9±1,7.
Indicadores: Número de citações de artigos publicados na Revista / Número total de citações bibliográficas na Revista = 0,05; Número de citações de artigos publicados na Revista / Número total de citações bibliográficas portuguesas na Revista = 0,30; e Número de citações de artigos publicados na Revista / Número de artigos publicados na Revista, de 1,7 e 0,27 para os anos de 2001 e 2003.
Conclusões: Sendo baixa a citação de artigos publicados na Revista Portuguesa de Clínica Geral, parece ser necessário que os médicos de Clínica Geral a leiam para suporte à realização de trabalhos e sua discussão. Propõe-se a monitorização futura desta realidade. Propõe-se ainda a indexação que poderá ser uma forma de obviar este problema.

Palavras-chave


Cuidados de Saúde Primários; Clínica Geral; Referências Bibliográficas; Artigos

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v24i4.10525

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)