Pé em risco aumentado de ulceração em doentes com diabetes Mellitus tipo 2

Autores

  • António Macedo Assistente de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde da Senhora da Hora (Unidade Local de Saúde de Matosinhos)
  • Carla Campos Interna de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Leça da Palmeira (Unidade Local de Saúde de Matosinhos)
  • Joana Correia Assistente de Medicina Geral e Familiar, Unidade de Saúde Familiar Infesta (Unidade Local de Saúde de Matosinhos)
  • Paula Gomes

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v26i2.10727

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Pé Diabético, Cuidados Primários de Saúde

Resumo

Objectivos: Com este estudo pretendeu-se determinar a prevalência de pé em risco aumentado de ulceração em doentes diabéticos tipo 2 no concelho de Matosinhos, utilizando a classificação do International Working Group Diabetic Foot (IWGDF) e sua correlação com algumas variáveis da população. Tipo de Estudo: observacional analítico transversal. Local: Três centros de saúde (CS) do Concelho de Matosinhos. População: Doentes com Diabetes Mellitus tipo 2, portadores de Guia do Diabético e residentes em Portugal. Métodos: Obtiveram-se 237 participantes pela técnica de amostragem aleatória simples com reposição. Os dados foram obtidos por entrevista presencial, exame objectivo e análise de processos. Colheram-se dados gerais da amostra bem como Índice de Massa Corporal, período desde diagnóstico e controlo glicémico. Foi avaliada presença de vasculopatia e neuropatia periférica, de modo a agrupar os doentes pela classificação do IWGDF. Resultados: Dos 237 participantes, 46% eram do sexo masculino com média de idades de 63 anos. A prevalência de pé em risco aumentado de ulceração encontrada foi de 18,1% encontrando-se associação com a situação de reformado. Conclusões: Este estudo revelou que a prevalência de diabéticos com risco aumentado de ulceração a nível dos Cuidados de Saúde Primários é significativa, realçando a necessidade de uma detecção precoce das alterações no pé e investimento na educação dos diabéticos sobre os cuidados a ter com os pés.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Como Citar

Macedo, A., Campos, C., Correia, J., & Gomes, P. (2010). Pé em risco aumentado de ulceração em doentes com diabetes Mellitus tipo 2. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 26(2), 159–68. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v26i2.10727

Edição

Secção

Investigação Original

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)