A comunicação na consulta. Uma proposta prática para o seu aperfeiçoamento contínuo

Eunice Carrapiço, Vítor Ramos

Resumo



Introdução: As competências de comunicação interpessoal são basilares em toda a prática clínica, em especial nas especialidades intensamente
relacionais, como é o caso da Medicina Geral e Familiar. O treino estruturado destas competências deve integrar a formação
médica, em especial durante o internato da especialidade.
Objectivo: Delinear e testar, na prática, um modelo de análise e de treino de competências de comunicação na consulta, baseado em
componentes comportamentais.
Processo: Os autores seguiram um ciclo observacional reflexivo, reiterado em 2009 e 2010, que combinou a prática reflexiva e crítica,
o estudo bibliográfico e a discussão inter-pares dos actos de comunicação nas consultas, por vezes com videogravação. Para fins
didácticos procuraram distinguir e isolar o processo comunicacional dos aspectos relacionais e das fases, passos e conteúdo da consulta.
Modelo proposto: O exercício prático realizado permitiu identificar 55 atitudes e comportamentos susceptíveis de serem analisados
e treinados. Estes componentes foram agrupados em 12 artes comunicacionais. Destas, os autores destacam como centrais: «ouvir»;
«perguntar»; «imaginar-se no lugar do outro»; e «confirmar e reformular». Em seu redor figuram: «começar»; «olhar/ver»; «conduzir
a comunicação»; «sintonizar»; «explicar»; «resumir»; «atingir acordos»; e «concluir».
Conclusão: O processo de comunicação é mais do que a soma dos componentes considerados. Porém, o modelo delineado e testado
na prática revelou-se útil para o desenvolvimento de competências de comunicação e permite a construção de exercícios práticos
de autoavaliação ou recorrendo a um observador externo, incluindo o recurso à videogravação. Embora este modelo tenha sido delineado
num contexto de formação durante o internato da especialidade, os autores consideram que ele pode ser útil para o desenvolvimento
profissional contínuo de qualquer médico de família. Sublinham também que, antes da componente técnica, tudo começa
com a preocupação com o doente e com o interesse e a motivação do médico para comunicar bem.

Palavras-chave


Comunicação; Consulta; Medicina Geral e Familiar; Relação Médico-Doente

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DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v28i3.10943

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