Acupunctura na dor lombar: Há evidência?

João Monteiro, Elisa Ribeiro

Resumo



Objectivos: Rever a evidência disponível sobre a eficácia da acupunctura no tratamento da dor lombar.
Fontes de Dados: MEDLINE, National Guideline Clearinghouse, Guidelines Finder, Cochrane Library, DARE, Bandolier, UpToDate e Index de Revistas Médicas Portuguesas.
Métodos de Revisão: Realizada pesquisa bibliográfica, em Abril e Maio de 2009, utilizando os termos MeSH acupuncture e low back pain e os termos DeCS acupuntura e dor lombar. Limitou-se a pesquisa a artigos publicados entre Janeiro de 2000 e Maio de 2009, em inglês, espanhol e português. Os estudos foram classificados usando a escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT).
Resultados: Obtiveram-se 154 artigos, tendo 14 cumprido os critérios de inclusão (6 revisões sistemáticas, 2 meta-análises, 3 ensaios controlados aleatorizados e 3 normas de orientação clínica). As normas de orientação clínica referem que a acupunctura pode ser útil no tratamento da dor lombar. Relativamente à dor lombar crónica inespecífica, as meta-análises, revisões sistemáticas e ensaios demonstraram que a acupunctura é mais eficaz do que a ausência de tratamento e que a associação daquela com a terapêutica convencional é mais eficaz do que a terapêutica convencional isoladamente. Os dados relativos à comparação da acupunctura com placebo e com outros tratamentos não demonstraram que a acupunctura fosse mais eficaz. Na dor lombar aguda os dados são inconclusivos.
Conclusões: A acupunctura tem eficácia no tratamento da dor lombar crónica inespecífica, isoladamente ou como co-adjuvante (SORT A); não ficou demonstrado que fosse superior a outros tratamentos. Não foi demonstrada eficácia no tratamento da dor lombar aguda. É importante a realização de estudos de custo-benefício, informação acerca dos terapeutas e aguardar normas mais específicas.

Palavras-chave


Dor Lombar; Acupunctura

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v26i3.11180

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)