Avaliação antropométrica da população escolar do concelho de Boticas

José Alves, Julieta Gomes

Resumo



Objectivos: Determinar a prevalência de baixo peso, excesso de peso, obesidade, risco de obesidade abdominal e obesidade abdominal estabelecida na população escolar do concelho de Boticas.
Tipo de estudo: Estudo observacional, transversal.
Local: Estabelecimentos escolares do concelho de Boticas.
População: A totalidade dos alunos do concelho de Boticas frequentando entre o 1º e o 9º ano de escolaridade durante o ano lectivo de 2012-2013.
Métodos: Determinação do peso, da estatura e do índice de massa corporal dos alunos e sua comparação com as curvas de crescimento preconizadas pela Direcção Geral da Saúde; determinação do perímetro da cintura e sua comparação com a tabela de Fernandez e col., como proposto também pela DGS.
Resultados: No ano lectivo de 2012-2013 frequentaram o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas, 372 alunos. Verificou-se excesso de peso em 19,7% dos alunos com predomínio do sexo masculino e obesidade em 12,1% dos alunos com predomínio do sexo feminino. Verificou-se risco de obesidade abdominal e obesidade abdominal estabelecida em 45,1% dos alunos com predomínio do sexo feminino.
Conclusões: A obesidade infantil representa um problema de saúde importante no concelho de Boticas, com uma prevalência semelhante à descrita na literatura científica. O estudo poderá ser o ponto de partida para o desenvolvimento de programas de intervenção na obesidade infantil.

Palavras-chave


Excesso de Peso; Obesidade Infantil; Índice de Massa Corporal; Perímetro da Cintura

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v31i2.11469

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)