Meningite bacteriana - complicação inesperada de otite média aguda

Joana Oliveira Ferreira, Inês Simões Tinoco, Joana Fernandes

Resumo


Introdução: A otite média aguda é uma patologia frequente nos Cuidados de Saúde Primários. Raramente apresenta complicações, porém quando existem revelam-se graves e com importante morbimortalidade. Com este artigo, pretende-se descrever um caso de meningite aguda secundária a otite média aguda e as suas implicações para a saúde e qualidade de vida do doente e da família.

Descrição do Caso: Jovem adulto ativo de 42 anos, pertencente a família nuclear, que recorreu ao médico de família por apresentação inaugural de otite e sinusite agudas, com sintomas de intensidade fruste. Após três dias da instalação do quadro sintomático, surge agravamento clínico, rapidamente progressivo e degradante do estado estado geral. O utente entra em estado comatoso, pirexia e crise convulsiva. Em contexto de urgência realizou meios complementares de diagnóstico, tais como punção lombar, tomografia computorizada e angiotomografia que confirmaram diagnóstico de meningite aguda bacteriana por Streptococcus pneumoniae e acidente vascular cerebeloso direito ambas as complicações secundárias a otite média aguda.

Comentários: A otite média aguda pode ser observada em diferentes fases de apresentação clínica. Quando evolui para mastoidite pode culminar em meningite e trombose dos seios venosos cerebrais. Neste caso, apesar de uma apresentação inicial simples num utente jovem sem comorbilidades, ocorreram estas complicações raras, acarretando consequências psíquicas e físicas para o próprio, condicionando incapacidade para o trabalho, bem como para a esposa, agora cuidadora da família, confrontada com a gestão da dinâmica de vida diária sozinha. As filhas, menores, assistiram ainda à rápida degradação e lenta recuperação do estado geral do pai.


Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v34i5.12006

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar