Doença Celíaca, Gastrite Atrófica Autoimune e Helicobacter pylori na Anemia Refratária ao Ferro Oral

Ana Carolina Teixeira, Hugo Ribeiro, Helena Moreno, Cláudio Martins, Sandra Magano Silva, Alexandra Rafael, Daniel Canelas, Margarida Badior, Teresa Melo, Henrique Coelho

Resumo


Objetivos: Identificar o número de casos positivos para doença celíaca (DC), gastrite atrófica autoimune (GAAI) e infeção por Helicobacter pylori (Hp) em doentes com anemia ferropénica refratária ao ferro oral (ARF).

Tipo de estudo: observacional longitudinal retrospetivo.

Local: Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho

População: Doentes observados em primeira consulta por ARF entre 2011 e 2016.

Métodos: Recolha de dados através do processo clínico eletrónico (dados sociodemográficos, origem do pedido de consulta e dos métodos complementares de diagnóstico). Análise descritiva realizada no programa Microsoft Excel 2016®.

Resultados: Identificaram-se 48 casos de ARF (9,3% das anemias ferropénicas), dos quais metade efetuou rastreio completo com pesquisa de DC, GAAI e infeção por Hp, 19 doentes realizaram apenas para uma ou duas das entidades do estudo e 5 doentes não fizeram este rastreio.

Em termos globais, e considerando apenas aqueles que fizeram despiste de pelo menos uma das entidades clínicas do estudo (n=43) verifica-se que a prevalência de DC foi de aproximadamente 4,7%, de GAAI de 14% e a infeção por Hp de 30,2%. Foi impossível avaliar a resposta à erradicação com Hp, uma vez que dos 13 casos identificados esta foi desconhecida em 6 casos. Dos 7 casos conhecidos, o efeito da erradicação do Hp sobre a anemia foi resolutivo em apenas um doente.

Conclusão: Os nossos resultados identificaram numa elevada percentagem de doentes com ARF a existência de GAAI e infecção por HP, o que está de acordo com o referido em estudos internacionais, reforçando o papel destas entidades no desenvolvimento da ARF na população portuguesa. Este estudo reforça a importância do despiste da doença celíaca, gastrite atrófica autoimune e infeção por Helicobacter pylori nos casos de ARF.


Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v35i3.12295

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2019 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar