Poderão as estatinas provocar disfunção eréctil em homens adultos?

Autores

  • Ricardo Pinto Ribeiro
  • Isa Cavaleiro
  • Joana Jesus
  • Emília Salta

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i6.12412

Resumo

Introdução: A disfunção eréctil (DE) é definida como uma incapacidade persistente de conseguir iniciar e manter uma erecção suficiente que permita ter uma performance sexual satisfatória. Esta pode ter uma etiologia neuropática, vascular, psicogénica ou endócrina, sendo vários os factores que contribuem ou agravam a DE. As estatinas, fármacos utilizados no tratamento das dislipidemias, poderão diminuir a produção de hormonas esteróides (por diminuição do colesterol, precursor da maioria das hormonas sexuais) e, por conseguinte, levar à diminuição dos níveis de testosterona, provocando assim disfunção eréctil.

 

Objectivo: Clarificar o efeito das estatinas na disfunção eréctil em homens adultos.

 

Metodologia: Pesquisa de revisões sistemáticas, meta-análises, ensaios clínicos  controlados e aleatorizados e normas de orientação clínica publicados nas principais bases de dados (National Guidelines Clearinghouse, Guidelines Finder, CMA Infobase, Cochrane Library, Bandolier, Embase e Medline/Pubmed), em Português, Inglês, Castelhano e Francês, com os termos MeSH “Erectile Dysfunction” AND "Hydroxymethylglutaryl-CoA Reductase Inhibitors" no dia 23/05/2017. A avaliação da qualidade da evidência foi feita com recurso à escala SORT.

Critérios de Inclusão: Estudos com indivíduos do sexo masculino com idade ≥ 18 anos enquadrados nos termos de pesquisa. Da pesquisa foram excluídos todos os artigos anteriores à última revisão sistemática da literatura encontrada em cada base de dados.

 

Resultados: Dos 52 artigos encontrados, após exclusão dos artigos que não se enquadravam no tema, artigos repetidos e artigos anteriores à última revisão sistemática da literatura em cada base de dados, 3 artigos cumpriam os critérios de inclusão: 1 revisão sistemática e meta-análise, 1 meta-análise e 1 artigo original).

Apesar dos artigos serem heterogéneos, a maioria parece indicar que as estatinas poderão melhorar a DE ou reduzir o risco do seu aparecimento.

 

Conclusões: A pesquisa efectuada parece sugerir que as estatinas poderão diminuir as queixas de disfunção eréctil por mecanismos não totalmente compreendidos. Contudo, os estudos incluídos nas revisões sistemáticas e meta-análise analisadas são de curta duração e a maioria não avalia os níveis de testosterona inicial e no fim da avaliação, impedindo correlacionar as estatinas com um hipogonadismo fármaco-induzido que poderá agravar ou manifestar a DE. Mais ensaios clínicos aleatorizados, com mais dados clínicos e laboratoriais e um maior tempo de follow-up serão necessários para melhor esclarecer os efeitos das estatinas na DE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ricardo Pinto Ribeiro

Interno de Formação Específica do 4º ano de Medicina Geral e Familiar

Isa Cavaleiro

Interno de Formação Específica do 4º ano de Medicina Geral e Familiar

Joana Jesus

Interno de Formação Específica do 4º ano de Medicina Geral e Familiar

Emília Salta

Interno de Formação Específica do 4º ano de Medicina Geral e Familiar

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

Pinto Ribeiro, R., Cavaleiro, I., Jesus, J., & Salta, E. (2019). Poderão as estatinas provocar disfunção eréctil em homens adultos?. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(6), 489–95. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i6.12412

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)