Terá a melatonina uma ação fotoprotetora cutânea? Uma revisão baseada na evidência

Autores

  • Carolina Boavida Ferreira USF São Julião, Oeiras http://orcid.org/0000-0002-6392-7466
  • João Boavida Ferreira Interno de 3º ano de Oncologia, no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i1.12569

Palavras-chave:

Melatonina, fotoenvelhecimento, fotoproteção

Resumo

Introdução: Rever a evidência existente acerca do uso da melatonina como fotoprotetor e agente redutor do envelhecimento cutâneo.

Métodos: Pesquisa nas bases de dados National Guideline Clearinghouse, NICE Guidelines Finder, The Cochrane Library e MEDLINE/PubMed, de normas de orientação clínica (NOC), revisões sistemáticas (RS), meta-análises (MA) e ensaios clínicos aleatorizados (ECA), publicados entre janeiro de 1998 e janeiro de 2018, usando os termos MeSH "skin", "melatonin" e "stress". A pesquisa foi limitada a artigos escritos em inglês e português.

Resultados: Foram incluídos 7 ECA de uma pesquisa inicial de 93 artigos. Não foram incluídas RS, MA ou NOC por não se enquadrarem nos critérios de inclusão. Os artigos selecionados demonstraram uma clara eficácia do uso da melatonina na redução de sinais de fotoenvelhecimento cutâneo e eritema pós-exposição, se usados antes da exposição solar ou radiação ultravioleta; se usado posteriormente, o seu efeito foi nulo.

Conclusões: A terapia com melatonina tem, a curto prazo, efeito fotoprotetor e retardador do envelhecimento cutâneo. Os estudos incluídos nesta revisão tinham amostras de pequenas dimensões e um curto período de follow-up. São necessários estudos com amostras de maiores dimensões e com maior período de follow-up, para testar a eficácia e a segurança da melatonina como terapêutica a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Carolina Boavida Ferreira, USF São Julião, Oeiras

Interna de 4º ano de Medicina Geral e Familiar, na USF São Julião, Oeiras.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Ferreira, C. B., & Ferreira, J. B. (2020). Terá a melatonina uma ação fotoprotetora cutânea? Uma revisão baseada na evidência. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 36(1), 43–56. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i1.12569