Fármacos inibidores da REDUTASE da HMGCOA

Autores

  • Francisco Batel Marques Doutor em Ciências Farmacêuticas. Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v17i2.9831

Palavras-chave:

Hipercolesterolémia, Dislipidémia, Prevenção primária e secundária da doença cardíaca coronária, Estatinas, Fármacos inibidores da redutase da 3-hidroxi-3metilglutaril coenzima A (HMGCoA)

Resumo

É feita uma revisão sucinta sobre o perfil farmacológico dos fármacos inibidores da redutase da 3-hidroxi-3metilglutaril coenzima A (HMGCoA) - estatinas - actualmente comercializados, incidindo sobre: mecanismo de acção, acções farmacodinâmicas sobre os lípidos séricos (colesterol das LDL, colesterol das HDL e triglicéridos) de acordo com diferentes doses, absorção e metabolização, segurança e perfil de interacções medicamentosas. Descrevem-se, para as diversas estatinas, as doses iniciais recomendadas, assim como as recomendações para os seus ajustamentos progressivos de acordo com as necessidades terapêuticas. Sumariam-se potenciais acções farmacológicas das estatinas, que não as modificadoras dos lípidos séricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-03-01

Como Citar

Marques, F. B. (2001). Fármacos inibidores da REDUTASE da HMGCOA. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 17(2), 141–8. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v17i2.9831

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)