Monitorização da satisfação dos utentes do Centro de Saúde São João (2007 e comparação com 2002 a 2006)

A Hespanhol, A Vieira, AC Pereira

Resumo



Objectivos: Conhecer a satisfação global dos utentes do Centro de Saúde (CS) São João, bem como a sua satisfação com diferentes aspectos do CS.
Métodos: Questionário de auto-resposta distribuído a todos os utentes que recorreram ao CS São João durante uma semana de selecção aleatória (18 - 22 de Junho de 2007).
Resultados: O questionário foi respondido por 78 % utentes (n=359). Todas as variáveis de satisfação dos utentes com o CS e com os seus diferentes aspectos apresentam valores elevados de medianas, de percentis 90 e de percentis 10, com excepção dos seguintes aspectos: 10 por cento dos inquiridos encontra-se muito insatisfeito com Estou satisfeito com o tempo que demoro até conseguir a marcação de uma consulta, Espero pouco tempo neste CS, desde a altura que chego, até ser atendido(a) e É fácil deslocar-me até este CS.
Conclusões: Os utentes do CS São João apresentam níveis elevados de satisfação com os cuidados de saúde prestados, com excepção dos tempos de espera. Este problema de qualidade deve ser seleccionado para desencadear vários Ciclos para Assegurar Qualidade, integrados num Programa para Estabelecer um Sistema para Assegurar Qualidade no CS São João.

Palavras-chave


Cuidados de Saúde Primários; Satisfação dos Utentes

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v24i3.10505

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)