Omalgia crónica e associação com incapacidade funcional e ansiedade/depressão: a realidade de cinco Unidades de Saúde Familiar da Área Metropolitana do Porto

Autores

  • Ana Catarina Sá Machado USF Nova Salus, ACeS Gaia http://orcid.org/0000-0001-8788-2736
  • Cláudio Sousa Martins USF Arco do Prado, ACeS Gaia
  • Joana M. Ferreira USF Saúde em Família, ACeS Maia/Valongo
  • Rita Sampaio Santos USF Valbom, ACeS Gondomar
  • Sofia Marçalo USF S. Félix/Perosinho, ACeS Espinho/Gaia
  • Sofia Vale USF Nova Salus, ACeS Gaia

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i5.12518

Palavras-chave:

Omalgia crónica, Incapacidade funcional, Ansiedade, Depressão

Resumo

Objetivos: Estimar a prevalência da omalgia crónica na população de cinco Unidades de Saúde Familiar (USF), descrever as suas características semiológicas e as características sociodemográficas desta população. Secundariamente pretende-se avaliar e quantificar a associação entre omalgia crónica e incapacidade funcional, características sociodemográficas e a perturbação ansiosa/depressiva.

Tipo de estudo: Observacional, transversal, analítico.

Local: Cinco USF da Área Metropolitana do Porto.

População: Calculou-se uma amostra de 1.718 utentes entre os 18 e 64 anos, que se deslocaram às cinco USF durante o estudo.

Métodos: Aplicou-se um questionário de recolha de variáveis sociodemográficas e sobre omalgia crónica e duas escalas validadas para a população Portuguesa: Health Assessment Questionnaire-Disability Index e Hospital Anxiety and Depression Scale. Testou-se a associação entre omalgia crónica, incapacidade funcional e ansiedade/depressão através do modelo de regressão logística multinomial.

Resultados: A prevalência estimada de omalgia crónica foi de 29,6%, intervalo de confiança de 95% 27,4-31,8. Em 57,8% dos utentes a dor era diária, 70,7% tinha dor moderada a intensa e 41,1% encontrava-se pouco ou nada satisfeito com o tratamento. Verificou-se uma associação entre a existência e localização da dor com o estado emocional, género, estado civil, escolaridade, reforma e reforma por invalidez (p<0,001). Nos indivíduos com omalgia crónica, as mulheres, divorciados e viúvos, com baixa escolaridade, reformados por invalidez e com ansiedade/depressão apresentaram uma proporção superior. Constatou-se a existência de um aumento do odds ratio (OR) de omalgia crónica com o aumento do grau de incapacidade, da ansiedade, da idade e com a baixa escolaridade (inferior ou igual a nove anos).

Conclusões: Apesar de prevista uma prevalência de omalgia crónica em Portugal de 4,4% com base em dados bibliográficos, a prevalência encontrada neste estudo foi aproximadamente sete vezes superior à esperada. Verificou-se uma associação da omalgia crónica com o grau de incapacidade e a ansiedade, o que vai de encontro ao debatido na literatura. O presente estudo mostra uma necessidade urgente de intervir eficazmente no controlo da omalgia crónica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Catarina Sá Machado, USF Nova Salus, ACeS Gaia

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Cláudio Sousa Martins, USF Arco do Prado, ACeS Gaia

Médico Interno de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Joana M. Ferreira, USF Saúde em Família, ACeS Maia/Valongo

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Rita Sampaio Santos, USF Valbom, ACeS Gondomar

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Sofia Marçalo, USF S. Félix/Perosinho, ACeS Espinho/Gaia

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Sofia Vale, USF Nova Salus, ACeS Gaia

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Downloads

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Machado, A. C. S., Sousa Martins, C., Ferreira, J. M., Sampaio Santos, R., Marçalo, S., & Vale, S. (2020). Omalgia crónica e associação com incapacidade funcional e ansiedade/depressão: a realidade de cinco Unidades de Saúde Familiar da Área Metropolitana do Porto. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 36(5), 397–406. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i5.12518