Fórmula hidrolisada na prevenção da doença alérgica em idade pediátrica: revisão baseada na evidência

Autores

  • Luciana Ornelas Serviço de Saúde da RAM http://orcid.org/0000-0001-5876-495X
  • Raquel Andrade Serviço de Saúde da RAM
  • Isabel Abreu Serviço de Saúde da RAM

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i1.12603

Palavras-chave:

Fórmula hidrolisada, Doença alérgica

Resumo

Objetivo: Rever a evidência existente acerca da eficácia da suplementação com fórmulas hidrolisadas na prevenção de doença alérgica em crianças de termo.

Fontes de dados: The Cochrane Database, MEDLINE/PubMed, National Guideline Clearinghouse, Guideline Finder e Canadian Medical Association.

Métodos de revisão: Pesquisa de normas de orientação clínica, meta-análises, revisões sistemáticas e ensaios clínicos aleatorizados e controlados, entre janeiro de 2009 e janeiro de 2019, em inglês e limitado a estudos em humanos. A query de pesquisa incluiu os seguintes termos MeSH: Protein Hydrolysates; Hypersensitivity; Allergy and Immunology; Rhinitis; Allergic, Seasonal; Asthma. Para a atribuição dos níveis de evidência e forças de recomendação utilizou-se a Strenght Of Recomendation Taxonomy (SORT), da American Academy of Family Physicians.

Resultados: Foram encontrados 23 artigos, dos quais três cumpriram os critérios de inclusão: duas meta-análises e um estudo de coorte. Apenas um dos estudos incluídos apresentou resultados estatisticamente significativos na redução da doença alérgica. Os restantes estudos não demonstraram evidência na redução da doença alérgica.

Conclusões: Após a análise dos artigos concluiu-se que não existe evidência científica na utilização de suplementação com leite hidrolisado para a prevenção da doença alérgica (força de recomendação B). Considera-se que são necessários mais estudos, com qualidade superior, que validem a evidência encontrada e auxiliem na formulação de hipóteses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luciana Ornelas, Serviço de Saúde da RAM

Interna de Medicina Geral e Familiar, no Centro de Saúde do Caniço

Raquel Andrade, Serviço de Saúde da RAM

Interna de Medicina Geral e Familiar, no Centro de Saúde do Caniço

Isabel Abreu, Serviço de Saúde da RAM

Interna de Medicina Geral e Familiar, no Centro de Saúde do Caniço

Downloads

Publicado

2021-02-25

Como Citar

Ornelas, L., Andrade, R., & Abreu, I. (2021). Fórmula hidrolisada na prevenção da doença alérgica em idade pediátrica: revisão baseada na evidência. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 37(1), 44–8. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i1.12603