Doença mão-pé-boca no adulto: apresentação típica em idade atípica

Autores

  • Mara Lisa Borges Arruda Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde da Praia da Vitória http://orcid.org/0000-0003-0777-5039
  • Daniela Pacheco Unidade de Saúde da Ilha Terceira- Centro de Saúde de Angra do Heroísmo
  • Joana Meneses Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde da Praia da Vitória
  • Maria Rita Mota Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde de Angra do Heroísmo
  • Rita Santa Comba Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde da Praia da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i3.12842

Palavras-chave:

Doença mão-pé-boca, Exantema viral, Adulto imunocompetente

Resumo

Introdução: A doença mão-pé-boca (DMPB) é uma infeção aguda autolimitada, altamente contagiosa, de etiologia vírica, que ocorre sobretudo em crianças. O quadro clínico típico caracteriza-se pelo aparecimento de um enantema oral doloroso, seguido de lesões cutâneas nas palmas das mãos e plantas dos pés, de morfologia, tamanho e cor variáveis.O seu diagnóstico é sobretudo clínico, o tratamento sintomático e o prognóstico é, na maioria dos casos, favorável. O objetivo deste artigo é relatar um caso de DMPB num indivíduo adulto, alertando para a possibilidade deste diagnóstico nesta faixa etária.

Descrição do caso: Apresenta-se o caso de um homem de 35 anos, com antecedentes de obesidade, rinite alérgica e história de varicela na infância, que recorreu à sua médica de família por pápulas pruriginosas nas palmas das mãos bilateralmente, associadas a odinofagia ligeira. Referia também ter estado em casa a cuidar do filho de 15 meses, com diagnóstico de DMPB, há cerca de sete dias. Assumiu-se o diagnóstico clínico de DMPB e foi tratado de forma sintomática. Dois dias depois regressou por extensão do exantema às plantas dos pés e à região perioral, tendo sido mantidos os cuidados. Na reavaliação, uma semana depois, apresentava descamação da pele das palmas das mãos e plantas dos pés e onicomadese das unhas das mãos e dos pés, sem surgimento de novas lesões. Considerou-se o quadro clínico em resolução e foram explicadas medidas de suporte e prevenção de contágio e recorrência.

Comentário: A DMPB ocorre de forma esporádica em adultos. Nesta faixa etária, a doença acomete mais frequentemente indivíduos do sexo masculino e a atopia é considerada um fator de risco.O curso da doença é maioritariamente autolimitado, com resolução em sete a dez dias, sendo suficiente o tratamento de suporte.Apesar de raras, em determinadas populações as complicações associadas à DMPB podem condicionar risco de vida, o que juntamente com a sua elevada contagiosidade implica uma atitude clínica atenta e um diagnóstico precoce para prevenção da sua disseminação. Assim, perante um doente adulto que apresente início abrupto de exantema maculopapular das palmas das mãos e plantas dos pés, o diagnóstico de DPMB deve ser considerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mara Lisa Borges Arruda, Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde da Praia da Vitória

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar

Daniela Pacheco, Unidade de Saúde da Ilha Terceira- Centro de Saúde de Angra do Heroísmo

Interna de Formação Específica do 3°ano de Medicina Geral e Familiar

Joana Meneses, Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde da Praia da Vitória

Interna de Formação Específica do 3° ano de Medicina Geral e Familiar

Maria Rita Mota, Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde de Angra do Heroísmo

Interna de Formação Específica do 3° ano de Medicina Geral e Familiar

Rita Santa Comba, Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde da Praia da Vitória

Interna de Formação Específica do 1° ano de Medicina Geral e Familiar

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Arruda, M. L. B., Pacheco, D., Meneses, J., Mota, M. R., & Santa Comba, R. (2021). Doença mão-pé-boca no adulto: apresentação típica em idade atípica. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 37(3), 249–55. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i3.12842