Era da (des)informação: conhecimentos e crenças sobre saúde sexual e reprodutiva em adolescentes portugueses
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i5.13929Palavras-chave:
Adolescente, Educação sexualResumo
Introdução: A educação sexual deve assumir uma perspetiva holística, já que desta forma será possível que a camada jovem da população tenha uma vivência gratificante da sua sexualidade. Assim, é de interesse perceber o estado da educação sexual em Portugal.
Objetivo: Avaliar os conhecimentos e crenças de adolescentes sobre sexualidade e educação sexual.
Métodos: Foi desenvolvido um estudo observacional e analítico, tendo sido aplicados questionários a adolescentes com idade entre os 13 e os 19 anos que frequentam escolas básicas e secundárias da Área Metropolitana do Porto.
Resultados: Foram incluídas 572 respostas para análise. A idade média das pessoas inquiridas foi de 14,9±1,6 anos e a maioria identificava-se como rapariga. Na avaliação de conhecimentos, 84% das questões tem mais respostas certas do que erradas. Verificou-se que quanto maior a idade, maiores são os conhecimentos e menores são as crenças limitantes e atitudes negativas relativamente à sexualidade (p<0,001). As pessoas que se identificam como rapariga tendem a apresentar níveis elevados de conhecimentos; por contraste, as pessoas que se identificam como rapaz tendem a ter um maior nível de crenças limitantes e atitudes negativas (p<0,05).
Conclusão: A idade e a identidade de género dos adolescentes influenciam os conhecimentos e crenças associadas à sexualidade.
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