Perfil de competências do orientador de formação
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v20i1.10010Palavras-chave:
Orientador de Formação, Formação Pós-Graduada, Perfil de Competências, Competências PedagógicasResumo
A identificação das características necessárias ao exercício, com qualidade, das funções de orientador da formação médica pós-graduada constitui uma necessidade do próprio profissional e das instituições responsáveis pela sua qualificação profissional. Importa, assim, definir um Perfil de Competências do orientador dos médicos em formação que corresponda às necessidades de um processo de formação (especialização) que decorre sobretudo em contexto real de trabalho. Para a definição do Perfil de Competências, os autores fizeram um exercício de análise das funções e tarefas do orientador, identificando as competências que sustentam o seu desempenho. O perfil identificado foi submetido a um grupo de profissionais para validação e, em todas as fases de elaboração, à apreciação de auditores externos. Neste perfil identificam-se e sistematizam-se as características do orientador em três tipos: pré-requisitos, atributos e competências pedagógicas. O Perfil de Competências, constituindo um instrumento útil de auto-avaliação, permite também às instituições responsáveis pela qualificação profissional uma supervisão do exercício pedagógico, contribuindo para o apoio e desenvolvimento técnico individual.Downloads
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Direitos de Autor (c) 2004 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

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