A citação da Revista Portuguesa De Clínica Geral na Revista Portuguesa de Clínica Geral
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v24i4.10525Palavras-chave:
Cuidados de Saúde Primários, Clínica Geral, Referências Bibliográficas, ArtigosResumo
Objectivos: A Revista Portuguesa de Clínica Geral (Revista) é a publicação mais prestigiada na área, em Portugal. Assim sendo é importante conhecer a citação bibliográfica de artigos já publicados noutros números desta Revista. Pelo que o objectivo do presente estudo é medir a citação de artigos já publicados na Revista Portuguesa de Clínica Geral. Tipo de estudo: Estudo observacional, transversal e descritivo. População e Métodos: Revisão sistemática de todos os números da Revista quanto ao tipo de artigo, número total de referências bibliográficas, número de referências bibliográficas de artigos publicados em Portugal e número de referências bibliográficas de artigos já publicados na Revista, entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2006, inclusive. Resultados: Entre 2000 e 2006, em 357 artigos, as referências totais nos artigos publicados foram de 16,4±15,5, as de artigos publicados em Portugal de 2,9±3,6 e as de artigos publicados nesta Revista de 0,9±1,7. Indicadores: Número de citações de artigos publicados na Revista / Número total de citações bibliográficas na Revista = 0,05; Número de citações de artigos publicados na Revista / Número total de citações bibliográficas portuguesas na Revista = 0,30; e Número de citações de artigos publicados na Revista / Número de artigos publicados na Revista, de 1,7 e 0,27 para os anos de 2001 e 2003. Conclusões: Sendo baixa a citação de artigos publicados na Revista Portuguesa de Clínica Geral, parece ser necessário que os médicos de Clínica Geral a leiam para suporte à realização de trabalhos e sua discussão. Propõe-se a monitorização futura desta realidade. Propõe-se ainda a indexação que poderá ser uma forma de obviar este problema.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.