Aneurismas da aorta abdominal: Um risco pouco (re)conhecido
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v26i5.10782Palavras-chave:
Aneurismas da aorta abdominal, Aneurismas aorto-ilíacos, MetaloproteinasesResumo
O aneurisma da aorta abdominal é uma patologia ainda pouco reconhecida e diagnosticada. Predomina no sexo masculino, ocorrendo nas faixas etárias mais elevadas e nos fumadores e apresenta-se, frequentemente, de forma assintomática. A sua morbi-mortalidade é elevada e o reconhecimento dos factores de risco e um correcto seguimento, com tratamento médico e/ou cirúrgico, permite melhorar o prognóstico da evolução natural desta doença: a rotura e, na maioria dos casos, a morte.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.