Perfil de suscetibilidade aos antibióticos na infeção urinária dos residentes em estruturas residenciais para idosos

Autores

  • Rui Passadouro ACES Pinhal Litoral Leiria http://orcid.org/0000-0002-7766-576X
  • Raquel Fonseca Centro Hospitalar de Leiria
  • Felícia Figueiredo Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira. Leiria
  • Maria Tomáz Laboratório de Analises Clinicas Beatriz Godinho. Leiria
  • Isabel Craveiro Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral. Leiria

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i4.12231

Palavras-chave:

Infeção urinária, Resistência aos Antibióticos, Lar de Idosos, Enterobactérias produtoras de ?-lactamases de largo espectro

Resumo

Objetivo: determinar os padrões de suscetibilidade aos antibióticos e a prevalência de enterobactérias produtoras de beta-lactamases de espectro alargado (ESBL) dos isolados bacterianos de uroculturas positivas colhidas em estruturas residenciais para idosos (ERPI).

Tipo de estudo: observacional e descritivo, com uma componente analítica.

Local: ACES Pinhal Litoral e laboratórios de análises clinicas da sua área de influência.

Amostra: resultados de uroculturas de amostra de urina colhidas entre junho de 2014 e junho de 2016 nas ERPI das sub-regiões (NUTS 3) de Leiria, Oeste e Coimbra

Métodos: o isolamento, contagem e identificação das bactérias foi executado através do meio Gelose chromID CPS ou Vitek 2 (bioMérieux). Os resultados foram classificados em suscetível (S) e resistente (R). Utilizaram-se os testes estatísticos qui-quadrado (c2) e teste t. Aceitou-se um erro alfa de 0,05.

Resultados: E. coli foi a bactéria mais prevalente na amostra (48,2%), seguida pela K. pneumoniae (18,7%) e P. mirabilis (10,6%). A percentagem de enterobactérias produtoras de ESBL foi 27,0%. A Fosfomicina apresentou elevada eficácia para E. coli (86,6%). A Amoxicilina-Ácido Clavulânico apresentou um nível de eficácia de 81,5% para P. mirabilis. As quinolonas apresentaram eficácia de 40,4%, 36,9% e 40,5%, respetivamente para E. coli, K. pneumoniae e P. mirabilis.

Conclusões: foi encontrado um nível elevado de resistência aos antibióticos. No ambulatório, tornam-se escassas as opções terapêuticas para o tratamento das Infeções complicadas do Trato Urinário, cujo agente infecioso seja E. Coli ou K. Pneumoniae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rui Passadouro, ACES Pinhal Litoral Leiria

Concluiu a Licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra (UC) em 1986 e o Mestrado em Gestão e Economia da Saúde em 2014 na Faculdade de Economia da UC. É médico na Unidade de Saúde Pública do ACeS Pinhal Litoral, da Administração Regional de Saúde da Zona Centro. Publicou 12 artigos em revistas especializadas. Possui 36 itens de produção técnica. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Atua nas áreas de Ciências Médicas com ênfase em Medicina Clínica e em Ciências da Saúde. Nas suas atividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Raquel Fonseca, Centro Hospitalar de Leiria

Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Interna da Formação Especifica de Anestesiologia

Felícia Figueiredo, Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira. Leiria

Possui: Curso de Estudos Avançados em Ciências da Educação, na Especialidade em Formação de Professores, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Mestrado em Supervisão Pedagógica, pela Universidade Aberta; Licenciatura em Engenharia Civil, pela Universidade Fernando Pessoa; Licenciatura em Ensino da Matemática para o 3º Ciclo e Secundário, pela Universidade Aberta; Curso de Qualificação em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta.

Frequenta o Doutoramento em Formação de Professores, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Tem uma publicação em e-book(http://resellers.euebooks.com/uaveiro/book/liderancas-e-novas-dinamicas-educacionais/X06EOG), váriasapresentações de posters em conferências e algumas comunicações livres.

Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros. Exerceu engenharia civil no setor de obras públicas da Câmara Municipal da Nazaré e como profissional liberal.

Professora de Matemática desde 1987, foi cooperante com a ESE de Leiria e formadora em várias empresas.

Maria Tomáz, Laboratório de Analises Clinicas Beatriz Godinho. Leiria

Orientadores de várias teses de mestrado na Faculdade de Farmácia da universidade de coimbra

Isabel Craveiro, Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral. Leiria

Licenciatura em Farmácia. Especialista em Farmácia Hospitalar. Grupo Coordenação Local do PPCIRA. Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral. Leiria

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Passadouro, R., Fonseca, R., Figueiredo, F., Tomáz, M., & Craveiro, I. (2019). Perfil de suscetibilidade aos antibióticos na infeção urinária dos residentes em estruturas residenciais para idosos. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(4), 262–70. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i4.12231