Vacina contra o herpes zoster em Portugal

Autores

  • Margarida Gil Conde USF Vasco da Gama
  • Raquel Carmona Ramos

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12608

Palavras-chave:

Vacina do herpes zoster, Neuralgia pós-herpética

Resumo

Herpes zoster (HZ), também conhecido por zona, é uma doença causada pela reativação do vírus varicella zoster (VZ). O aumento da idade pode ser um fator de risco para HZ e as suas maiores complicações são a nevralgia pós-herpética (NPH) e o herpes zoster ophtalmicus (HZO). A vacinação para HZ é um método eficaz e seguro para a prevenção da doença em doentes imunocompetentes e são vários os estudos e revisões que suportam a indicação para vacinação da população a partir dos 60 anos. Embora existam duas vacinas disponíveis no mercado norte americano, em Portugal apenas se encontra aprovada a vacina viva atenuada (VVA) – Zostavax®.

Apesar de ainda não existirem muitos estudos, os já realizados parecem mostrar superioridade no custo-eficácia da vacina recombinante (VR), Shingrix®, quando comparada com a VVA.

Estima-se que 10-30% da população portuguesa seja afetada pela reativação do vírus pelo que urge a importância de se avaliar o real impacto de HZ na população e, caso este se verifique relevante, estudar a necessidade de recomendar a vacinação a todos os doentes com idade superior a 60 anos e aprovar a nova VR.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Margarida Gil Conde, USF Vasco da Gama
    Interna do internato médico de Medicina Geral e Familiar, USF Vasco da Gama, ACES Lisboa Central
  • Raquel Carmona Ramos
    Interna do internato médico de Medicina Geral e Familiar, USF Vasco da Gama, ACES Lisboa Central

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Vacina contra o herpes zoster em Portugal. (2020). Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 36(6), 520-3. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12608

Artigos Similares

1-10 de 190

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.