Eritema nodoso como apresentação de um síndroma raro: a propósito de um caso clínico
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i4.13853Palavras-chave:
Eritema nodoso, Sarcoidose, Telemedicina, Caso clínicoResumo
Introdução: O síndroma de Lofgren é uma forma benigna e autolimitada de sarcoidose que cursa com a tríade: febre baixa, dor articular e eritema nodoso. O diagnóstico assenta na apresentação clínica e o tratamento é sintomático e de suporte. O caso apresentado aborda o diagnóstico e tratamento deste síndroma, bem como a importância do médico de família na sua gestão e evolução.
Descrição do caso: Uma utente do sexo feminino, 33 anos, com antecedentes familiares de sarcoidose recorreu à sua Unidade de Saúde Familiar (USF) com quadro clínico de poliartralgia e lesões cutâneas, tendo sido medicada inicialmente com dexametasona com melhoria clínica. Mediante acompanhamento telefónico com o seu médico de família, após desmame de corticoterapia, a utente sofreu recidiva e agravamento de sintomas, sendo observada e encaminhada para o serviço de urgência do hospital da área de residência, ficando internada para tratamento e estudo etiológico. Foi estabelecido o diagnóstico de síndroma de Lofgren durante o internamento, tendo alta clinicamente melhorada, com corticoterapia instituída, devendo mantê-la durante quatro a seis meses.
Comentário: Este caso evidencia o papel do médico de família na gestão, diagnóstico e acompanhamento de um síndroma raro, benigno, que requer atenção. Exibe também as vantagens e a importância da telemedicina como ferramenta de apoio nos cuidados de saúde primários.
Downloads
Referências
Visser H, Vos K, Zanelli E, Verduyn W, Schreuder GM, Speyer I, et al. Sarcoid arthritis: clinical characteristics, diagnostic aspects, and risk factors. Ann Rheum Dis. 2002;61(6):499-504.
Ponhold W. Das Löfgren-Syndrom: die akute form der sarkoidose [The Löfgren syndrome: acute sarcoidosis]. Rontgenblatter. 1977;30(6):325-7. German.
James DG, Thomson AD, Willcox A. Erythema nodosum as a manifestation of sarcoidosis. Lancet. 1956;271(6936):218-21.
Zisman DA, Shorr AF, Lynch JP 3rd. Sarcoidosis involving the musculoskeletal system. Semin Respir Crit Care Med. 2002;23(6):555-70.
Flores R, Caridade S. Löfgren syndrome: clinical presentation, clinical course, and literature review. Cureus. 2023;15(1):e33651.
Mañá J, Gómez-Vaquero C, Montero A, Salazar A, Marcoval J, Valverde J, et al. Löfgren’s syndrome revisited: a study of 186 patients. Am J Med. 1999;107(3):240-5.
Gajarawala SN, Pelkowski JN. Telehealth benefits and barriers. J Nurse Pract. 2021;17(2):218-21.
Mahtta D, Daher M, Lee MT, Sayani S, Shishehbor M, Virani SS. Promise and perils of telehealth in the current era. Curr Cardiol Rep. 2021;23(9):115.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.