Cancro do Colo do Útero: o que sabem as jovens?

Catarina Ferreira, Ana Andreia Matos, Abílio Tiago Barros Oliveira, Joana Bettencourt

Resumo



Objetivos: Avaliar conhecimentos e fontes de informação sobre cancro do colo do útero (CCU), nas jovens com idade igual ou superior a 15 anos, que frequentam as escolas da freguesia de Paço de Arcos.
Tipo de estudo: Estudo observacional, transversal e analítico.
Local: Escola Secundária Luís de Freitas Branco e Escola Básica Joaquim Barros – Paço de Arcos.
População: Alunas com idade igual ou superior a 15 anos que frequentam as escolas da Freguesia de Paço de Arcos, no ano letivo 2010/2011.
Métodos: Dados obtidos por questionário anónimo, com análise das variáveis: idade, ano escolar e conhecimentos sobre CCU [etiologia, sintomatologia, diagnóstico, prognóstico, fatores de risco (FR) e formas de prevenção (FP)].
Resultados: Amostra de 370 jovens, com média de idades de 16,8 anos e de escolaridade o 10.o ano. Os meios de comunicação social foram a principal fonte de informação (69,7%). A vacina foi considerada 100% eficaz por 18,9% das jovens. O principal FR identificado (79,2%) foi «relações sexuais sem preservativo» e a FP (98,1%) foi a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). Em média, cada jovem identificou apenas um terço dos FR e cerca de metade das FP apresentadas. Não se verificou qualquer relação entre idade, ano escolar, e/ou frequência de uma consulta na Unidade de Saúde Familiar (USF) ou Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) no último ano e os conhecimentos demonstrados.
Conclusões: O CCU é uma doença com elevada morbilidade e mortalidade, com medidas preventivas conhecidas e acessíveis. Os conhecimentos demonstrados pela amostra do estudo são superiores aos referidos na bibliografia internacional consultada. Contudo, este estudo permitiu aos autores identificar algumas lacunas de conhecimento, que podem ser alvo de estratégias de promoção de saúde. Os meios de comunicação social, enquanto principal fonte de informação, podem, a par dos profissionais de saúde, ser um veículo importante na transmissão de conhecimentos.

Palavras-chave


Conhecimentos; Cancro do Colo do Útero; Jovens do Sexo Feminino

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v29i4.11107

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c)