O pé dos diabéticos
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i5.10410Palavras-chave:
Estratificação do Grau deRisco, Seguimento do Pé Diabético, Prevenção, Úlcera do Pé Diabético, Pé Diabético, Pé Neuropático, Pé IsquémicoResumo
Introdução: As lesões nos pés dos diabéticos representam um aspecto crítico dos cuidados de saúde, quer sua pela frequência quer pelas consequências da doença. Pretende-se, neste trabalho, estabelecer orientações práticas para a abordagem deste problema nos cuidados primários. Metodologia: Pesquisa nas bases de dados Pubmed e fontes documentais de referência. Conclusões: Ressalta a importância da avaliação periódica dos pés do diabético, para a estratificação do risco de lesões, a prevenção de úlceras e o tratamento atempado e adequado das mesmas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.