Intencionalidade na comunicação em grupos Balint

Autores

  • Raul Guimarães Lopes Médico Psiquiatra. Doutor em Medicina pela Universidade de Heidelberga. Introdutor e divulgador dos Grupos Balint na Zona Norte depois de formação na Alemanha.
  • Fernanda Santos Psicóloga Clínica. Facilitadora, com Guimarães Lopes, de Grupos Balint no Norte do País, nomeadamente em Vila Real, Bragança, Macedo de Cavaleiros,Mirandela,Miranda do Douro, Braga, Guimarães. E também em S. João da Madeira e Santa Maria da Feira.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v24i4.10533

Palavras-chave:

Comunicação, Intencionalidade, Relação, Situação, Encontro, Facilitadores, Grupalidade

Resumo

Os AA apresentam o Grupo Balint vivido «por dentro», como grupalidade. Evidenciam os seus aspectos relacionais, como terceiro termo, incluídos na situação duplamente vivida: com o paciente (relato do vivenciado) e depois no seio do grupo (memórias paradigmáticas). São apresentados temas referidos ao longo dos anos num Grupo Balint. Por fim, aprofundam o fenómeno «grupalidade».

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Lopes, R. G., & Santos, F. (2008). Intencionalidade na comunicação em grupos Balint. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 24(4), 519–25. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v24i4.10533