Sobre a Revista
Âmbito
A Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar é um órgão oficial da Associação Portuguesa de Medicina Geral Familiar. A revista visa contribuir para o desenvolvimento da especialidade de Medicina Geral e Familiar e para a melhoria dos cuidados de saúde primários através da publicação de artigos de investigação fundamental, epidemiológica, clínica, sobre administração de serviços de saúde, sobre educação, artigos de revisão, sobre a prática clínica, relatos de casos clínicos, de opinião e outros. É publicada desde 1984 e actualmente tem uma periodicidade bimestral (seis números por ano). Desde 2018, a RPMGF é publicada exclusivamente online em regime de livre acesso.
O título abreviado é Rev Port Med Geral Fam, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
A RPMGF não cobra nenhum valor monetário para a submissão, processamento editorial ou publicação dos artigos.
Processo de Revisão por Pares
A Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar é revista por pares e de acesso aberto. Opera um processo de revisão duplamente cego. Todas as submissões serão inicialmente avaliadas pelos editores executivos quanto à adequação à revista. Com exceção de editoriais e cartas ao editor, os artigos considerados adequados são distribuídos pelos editores de secção e enviados a um mínimo de dois revisores especialistas independentes para avaliar a qualidade científica do artigo. Pode consultar todo o processo de revisão por pares na secção respetiva da RPMGF.
O Editor é responsável pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos.
A decisão do Editor é final.
Indexação
A Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar está indexada na SCIELO (via Web of Science), DOAJ, Index Copernicus, EBSCO, CrossRef, Google Scholar, SCILIT e Index medicus.
ISSN
ISSN (versão impressa): 2182-5173
ISSN (versão eletrónica): 2182-5181
Estatísticas da RPMGF
Taxa de rejeição de artigos (2023): 64%
Número de dias até à primeira decisão editorial (2023): 79
Número de dias até publicação (2023): 222
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Segue integralmente a definição da DOAJ como revista de acesso livre.
Todos os artigos são publicados ao abrigo da licença Creative commons CC-BY-NC-ND.
A RPMGF permite acesso gratuito imediato a todos os artigos, sem período de embargo e permite que qualquer leitor possa ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar ligações para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, transmití-los como dados para software ou usá-los para qualquer outro propósito legal, desde que mantenha a formatação original e cite a fonte oficial da Revista.
Política de arquivo e repositório
A nossa política de publicação ajuda os autores a alcançar um elevado nível de publicitação dos artigos e apoia no cumprimento dos requisitos de acesso aberto dos financiadores e centros de investigação. Todos os artigos publicados pela Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar são arquivados no respetivo sítio eletrónico, bem como nos repositórios da Scielo, Google Scholar e outros, usando o DOI como identificador individual.
A RPMGF permite o arquivo próprio e em repositório de artigos aceites e publicados em política de acesso aberto antes e depois da publicação. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho académico e podem arquivar a versão/PDF do editor em repositórios pessoais ou institucionais ou bibliotecas a qualquer momento, sem exigir permissão do periódico ou do editor.
Os autores também podem disponibilizar publicamente seu artigo publicado imediatamente após a publicação, sem necessidade de qualquer permissão, para diferentes repositórios, bibliotecas ou sites pessoais, desde que também depositem a URL de seu artigo publicado, além da versão em PDF, citando corretamente o nome da RPMGF, junto com outros detalhes de citação.
O conteúdo publicado pela RPMGF com identificador digital (DOI) é submetido à CrossRef, Scielo e outros repositórios para arquivo digital para preservação digital de longo prazo.
Este processo garante que o conteúdo académico publicado pela RPMGF permanece disponível para a comunidade mesmo que a RPMGF possa ser descontinuada ou no caso de perda acidental de dados da revista nos seus registos.
Protocolo de interoperabilidade
A revista utiliza o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting):