Perturbação de hiperactividade com défice de atenção
Resumo
A perturbação de hiperactividade com défice de atenção (PHDA) é a perturbação neuro-comportamental mais frequente na criança. Persiste no adolescente e no adulto, sendo as taxas de prevalência nestas idades imprecisas.
A toda a criança entre os 6 e 12 anos de idade com défice de atenção, hiperactividade, impulsividade, mau rendimento escolar ou problemas comportamentais, deve ser realizada uma avaliação para PHDA.
Dada a elevada prevalência desta situação na população escolar deverá não só o pediatra, mas também o médico de família, estar familiarizado no seu reconhecimento precoce e avaliação.
A sua abordagem é multidisciplinar, requerendo para além do médico de família ou pediatra, a participação activa da família, educadores e psicólogos e ocasionalmente de pedopsiquiatras e neuropediatras.
O objectivo principal do tratamento é o de maximizar a função e performance da criança em casa, na escola e na comunidade, melhorando o relacionamento com a família, colegas e professores, diminuindo comportamentos perturbadores e melhorando o rendimento escolar, a independência e a auto-estima.
Palavras-chave
Atenção; Hiperactividade; Impulsividade; Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
Texto Completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v20i4.10057
Apontadores
- Não há apontadores.
Copyright (c)