Cumprimento de expectativas e satisfação com a consulta de medicina geral e familiar
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v25i4.10643Palavras-chave:
Expectativas, Satisfação, Consulta, Cuidados de Saúde PrimáriosResumo
Objectivos: Caracterizar as expectativas dos utentes face à consulta de Medicina Geral e Familiar e identificar a relação entre o seu cumprimento e a satisfação com a consulta. Tipo de estudo: Observacional, transversal. Local: Centro de Saúde de Oeiras. População: Adultos que recorreram à consulta de oito médicos de família. Métodos: Durante uma semana, os utentes foram seleccionados alternadamente no momento de contacto administrativo e convidados a participar no estudo. Era entregue um questionário pré-consulta, onde o utente deveria assinalar as suas expectativas dentro de dez possíveis e, após a consulta, um questionário de satisfação e um outro identificando os procedimentos efectuados pelo médico. Resultados: 137 utentes preencheram o questionário inicial e 111 completaram o questionário final. Cada utente tinha, em média, cinco expectativas. Num total de 700 expectativas, 63,1% foram relativas a obtenção de informação e 36,9% a alguma acção do médico. As expectativas mais frequentes foram informação sobre o exame objectivo (73,0%), realização do exame objectivo (68,6%) e informação sobre o tratamento (67,2%). A taxa de cumprimento das expectativas foi de 77,2% e a mediana da satisfação de 83,3%. Encontrou-se uma correlação positiva entre o cumprimento das expectativas e a satisfação com a consulta (r=,468, p<0,01), que permanece significativa quando ajustada para género e escolaridade. Após o controlo para estes factores, a variância da satisfação explicada pelo cumprimento das expectativas foi de 23,2%. Conclusões: Os utentes esperam mais frequentemente que o médico realize o exame objectivo e forneça informação acerca do que observou. A maioria das expectativas é cumprida pelo médico, mas quase todos os utentes saem da consulta com pelo menos uma expectativa por cumprir. A satisfação no final da consulta é elevada e correlaciona-se positivamente com o cumprimento das expectativas.Downloads
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