Vitamina D e cálcio na prevenção da osteoporose
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v26i4.10766Resumo
Exm.º Senhor Director da Revista Portuguesa de Clínica Geral, A RPCG publicou no número de Maio/Junho de 2010, um artigo de melhoria contínua da qualidade intitulado «Estudo P.O.I.S. (prevenção da osteoporose nos idosos»).1 Embora os autores mencionem o objectivo de "avaliar e garantir a qualidade", parto do princípio que pretendem descrever a experiência de um ciclo de melhoria contínua de qualidade na prescrição de cálcio e vitamina D ao idoso para a prevenção da osteoporose. Com efeito, em clínica não é correcto falar de "garantia de qualidade" mas antes de "melhoria da qualidade", dado que a "garantia" muito dificilmente se pode fazer. A referida avaliação de qualidade parte do princípio que a prescrição de cálcio e vitamina D previnem a osteoporose primária do idoso e, assim, as fracturas do colo do fémur e da coluna. Invocam como justificação para este procedimento, a generalizar nos idosos, o facto de as fracturas do idoso serem frequentes e com elevada morbi-mortalidade e uma circular da DGS2 onde não é demonstrado o que preconiza, fundamentando-se mais na opinião que na evidência.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.