Pêlos na língua – um caso de língua pilosa negra
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v29i4.11111Palavras-chave:
Língua Villosa Nigra, Língua Pilosa, Doenças da Língua, Doenças da Boca.Resumo
A língua pilosa negra é uma condição benigna, caracterizada por projecções filiformes semelhantes a pêlos na região dorsal da língua. É uma patologia pouco frequente, mas de fácil diagnóstico e tratamento. Apresenta-se um caso clínico de um homem de 42 anos que recorreu a uma consulta de urgência com a sua médica de família, com queixas de glossodinia, disgeusia e halitose com cerca de quatro semanas de evolução. Referia consumos de tabaco e cannabis. Fez-se o diagnóstico de língua pilosa negra. Foi aconselhado um reforço da higiene bucal e a parar/diminuir o consumo de tabaco e cannabis, tendo a situação resolvido após duas semanasDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.