Patologia anogenital por papilomavírus humano em doentes com vírus da imunodeficiência humana
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v34i6.11983Resumo
A terapêutica HAART diminuiu a incidência de doenças oportunísticas, mas não teve efeito na diminuição das infecções provocadas por HPV. As alterações anogenitais mais comuns são os condilomas acuminados benignos, mas podem ocorrer lesões pré-malignas e malignas como a neoplasia intraepitelial anal e o cancro anal. A incidência e prevalência das alterações dermatológicas por HPV têm vindo a aumentar nos doentes com infecção por VIH, nomeadamente em HSH.
Dado o aumento das lesões por HPV em doentes VIH e a sua elevada morbilidade e mortalidade torna-se importante promover programas de rastreio de modo a diagnosticar precocemente estas alterações e implementar o tratamento mais adequado de modo a obter um melhor prognóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.