Síndrome Piriforme como diagnóstico diferencial de ciatalgia
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i4.12017Resumo
Introdução: A Síndrome Piriforme é uma patologia neuromuscular que pode cursar com ciatalgia. O desconhecimento é a maior barreira que mais leva a que os profissionais não efetuem o diagnóstico
Descrição do caso: Mulher de 68 anos, reformada, totalmente independente para as atividades da vida diária e com antecedentes pessoais de Hipertensão Arterial e Gonartrose. Após queda com traumatismo da nádega, iniciou quadro de dor na nádega direita com irradiação no trajeto do nervo Ciático. Os exames radiológicos encontraram apenas discretos sinais degenerativos. Ao exame físico revelou positividade nas provas dirigidas ao Musculo Piriforme. Foi iniciada terapia combinando anti inflamatório não esteroide, relaxante muscular, exercícios de auto reabilitação e fisioterapia. A remissão das queixas foi conseguida após seis semanas.
Comentário: A capacidade para diagnosticar esta síndrome implica conhecimento anatómico e funcional do músculo Piriforme e da sua relação com o nervo Ciático. Os autores procuram aumentar o conhecimento sobre esta síndrome e assim alargar o número de diagnósticos diferenciais de ciatalgia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.