Diabetes mellitus tipo 2 em idade pediátrica

Autores

  • Cláudia Raínho USF Arte Nova
  • Ana Margarida Adão USF Flor de Sal
  • Inês Teles USF Arte Nova
  • Margarida Neto UCSP Albergaria

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i2.12296

Palavras-chave:

Diabetes mellitus tipo 2, Crianças, Adolescentes

Resumo

Introdução: A crescente incidência de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em idade pediátrica é uma realidade. O rastreio recomenda-se perante fatores de risco, sendo comuns ao adulto os critérios diagnósticos. Nesta idade o tratamento visa o controlo glicémico e de fatores de risco associados, sem comprometer o desenvolvimento, e também a prevenção de comorbilidades e complicações. Este caso clínico pretende destacar a abordagem holística precoce e o envolvimento familiar na abordagem da DM2 neste grupo etário.

Descrição do caso: Adolescente, sexo masculino, 12 anos, hispânico, com antecedentes pessoais de obesidade, alimentação desequilibrada e história familiar de obesidade e DM2, recorreu à consulta por glicemia capilar ocasional elevada, referindo polidipsia. Apresentava glicemia em jejum 160mg/dl e HbA1C 9,6%. Foi referenciado à especialidade de endocrinologia e, após estudo, iniciou alterações de estilo de vida e terapêutica farmacológica com metformina. Atualmente, após quatro anos, apresenta-se normoponderal, com HbA1C < 6%, apenas sob terapêutica não farmacológica.

Comentário: A abordagem desta patologia em idades jovens exige um trabalho conjunto de autoridades políticas, rede escolar e cuidados de saúde para uma promoção de estilos de vida saudáveis e combate ativo à obesidade infantil, procurando envolver e responsabilizar os cidadãos. Os profissionais de saúde devem estabelecer precocemente o diagnóstico e terapêutica para evitar complicações, sendo essenciais as mudanças de estilo de vida e o envolvimento familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cláudia Raínho, USF Arte Nova

Mestrado Integrado Medicina Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Internato de Medicina Geral e Familiar na USF Flor de Sal

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Raínho, C., Adão, A. M., Teles, I., & Neto, M. (2021). Diabetes mellitus tipo 2 em idade pediátrica. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 37(2), 163–9. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i2.12296