Passos da consulta e satisfação do utente: estudo observacional

Autores

  • Ana Luísa Marques Duarte USF Andreas http://orcid.org/0000-0001-5774-4009
  • Ana Rita Silvestre USF Andreas
  • João Luis Milheiro Nova Information Management School (Escola de Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa)

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i4.12331

Resumo

Objetivo: Estudar a relação entre a execução de consultas estruturadas por passos e a satisfação do utente com a consulta, tendo como referência o modelo proposto no livro – “A consulta em 7 passos”.

Tipo de estudo: observacional analítico

Local: USF Andreas

Amostra: 70 utentes entre os 18 e os 85 anos que recorreram a consultas desta unidade em outubro e novembro de 2016.

Métodos: Foi solicitado a cada utente, após saída do gabinete, a resposta a um questionário sobre a satisfação com a consulta; e ao médico a resposta a um outro questionário relativo à sua perceção quanto ao grau de execução das diversas tarefas em consulta. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman para relacionar a pontuação total do questionário ao médico e o grau de satisfação do utente. O mesmo teste foi utilizado para relacionar o grau de realização de cada tarefa e a satisfação. Por fim, esta análise foi repetida separadamente por grupos definidos com base nas variáveis sexo, idade, escolaridade, tipo de consulta, verbalização de sintomas/problemas e tempo de ligação médico-utente.

Resultados: 87% dos utentes declararam estar bastante ou totalmente satisfeitos com a consulta. No total da amostra não se identificaram correlações significativas entre a pontuação total do questionário ao médico e a satisfação do utente. Também não se encontraram correlações significativas entre o grau de realização de cada tarefa e a satisfação do utente. Contudo na análise de dados separada por sexo, tipo de consulta, verbalização de queixas e escolaridade encontraram-se correlações significativas entre a realização de algumas das tarefas da consulta e a satisfação.

Conclusão: O estudo indica que algumas tarefas sugeridas no modelo de consulta em 7 passos podem ter mais impacto na satisfação do utente com a consulta do que outras, em função das características do utente e natureza da consulta.

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Biografias do Autor

  • Ana Luísa Marques Duarte, USF Andreas
    Médica interna da especialidade de Medicina Geral e Familiar
  • Ana Rita Silvestre, USF Andreas
    Médica interna da especialidade de Medicina Geral e Familiar
  • João Luis Milheiro, Nova Information Management School (Escola de Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa)

    Licenciatura em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Lisboa

    Estudante do Mestrado em Advanced Analytics na Nova Information Management School (Escola de Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa)

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Publicado

05-08-2019

Como Citar

Passos da consulta e satisfação do utente: estudo observacional. (2019). Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(4), 271-84. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i4.12331