A dieta com restrição de FODMAP reduz os sintomas na síndroma do intestino irritável? Uma revisão baseada na evidência
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i2.12545Palavras-chave:
FODMAP, Síndrome do Intestino Irritável, sinais e sintomas gastrointestinais, terapia dietéticaResumo
OBJETIVOS: Rever a evidência disponível sobre a eficácia da dieta com restrição de FODMAPs (sigla inglesa para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis) no alívio dos sintomas gastrointestinais dos doentes com Síndrome do Intestino Irritável (SII). MÉTODOS: Pesquisa de meta-análises, revisões sistemáticas e normas de orientação clínica na MedLine/Pubmed, DARE, TripDataBase, Evidence Based Medicine, Clinical Evidence, Web of Science, Canadian Medical Association Practice Guidelines, National Guidelines Clearing House e Cochrane Library publicados entre 2009 e 2017 na língua inglesa, utilizando os termos MeSH “irritable bowel syndrome”, “signs and symptoms”, “diet therapy” e o termo não MeSH "FODMAPs". Foi utilizada a escala Strenght of Recommendation Taxonomy (SORT) para atribuição de níveis de evidência e forças de recomendação. RESULTADOS: Depois de analisados 203 artigos resultantes da pesquisa, foram incluídos 11 artigos: três meta-análises, três revisões sistemáticas e cinco normas de orientação clínica. Existe evidência de que a dieta com restrição em FODMAPs (DRFODMAPs) reduz a globalidade dos sintomas gastrointestinais dos doentes com SII, com maior expressão na melhoria do bloating* e dor abdominais e nos subtipos de predomínio de diarreia e misto. Alguns estudos sugerem que a eficácia da dieta é mais evidente a partir da sexta semana. Esta dieta parece ser pelo menos tão eficaz no alívio sintomático quanto outras dietas convencionalmente recomendadas para o SII. Nas normas de orientação clínica analisadas, a DRFODMAPs é considerada como uma opção terapêutica no SII, sobretudo quando o aconselhamento dietético tradicional não é eficaz. CONCLUSÃO: Existe evidência para recomendar uma DRFODMAPs como prova terapêutica em doentes com SII com predomínio de quadro diarreico ou misto, sobretudo se bloating e dor abdominais (Força de Recomendação B). São necessários mais estudos que suportem a eficácia e segurança a longo prazo da dieta.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.