COVID-19: adaptação de uma unidade de saúde familiar a novos desafios de acessibilidade aos cuidados de saúde

Autores

  • Luís Paulo Costa USF Terras de Cira http://orcid.org/0000-0002-1698-7503
  • Luís Terroso Lira USF Terras de Cira
  • Alice Magalhães USF Terras de Cira
  • Ina Garuta USF Terras de Cira
  • Nuno Esperanço USF Terras de Cira
  • Valeriya Real USF Terras de Cira
  • Hugo Silva USF Terras de Cira
  • Sérgio Barros Cardoso USF Terras de Cira
  • Ana Vicente USF Terras de Cira

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i1.13008

Palavras-chave:

COVID-19, Telemedicina, Acessibilidade, Cuidados de saúde primários

Resumo

A pandemia COVID-19 obrigou a uma rápida adaptação dos serviços de saúde para que se pudesse manter a resposta e qualidade dos cuidados. De forma a garantir a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde primários e minimizar as consequências do distanciamento social, oferecendo alternativas à consulta presencial, a nossa Unidade de Saúde Familiar (USF) criou a linha de apoio ao utente. Os profissionais da USF adquiriram de forma autónoma seis telemóveis e criaram seis linhas diferentes: duas linhas para apoio médico geral, duas linhas para assuntos relacionados com a COVID-19, uma linha de apoio de enfermagem e uma linha de apoio do secretariado clínico. Foi criada uma base de dados para registo de contactos médicos e de enfermagem. Esta base de dados permitiu ainda a referenciação direta a apoio de psicologia.

Avaliou-se um período de seis meses (entre 16 de março e 16 de setembro de 2020). Foram registadas 7.535 chamadas: 5.281 nas linhas de apoio médico geral e 230 nas linhas médicas relacionadas com a COVID-19. Foram feitas 51 referenciações para apoio psicológico.

As restrições que obrigaram a medidas extraordinárias serão levantadas e esta experiência pode fornecer bases para o futuro, nomeadamente como diversificar a acessibilidade de uma unidade de saúde familiar, salientando a necessidade de investimento nessa área. No contexto atual, a telemedicina tem-se revelado uma alternativa adequada para o atendimento e orientação dos utentes.

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Referências

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Publicado

11-03-2022

Como Citar

COVID-19: adaptação de uma unidade de saúde familiar a novos desafios de acessibilidade aos cuidados de saúde. (2022). Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 38(1), 125-8. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v38i1.13008

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