Doença linfoproliferativa: o quebra-cabeças médico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i3.13440

Palavras-chave:

Doença linfoproliferativa, Atraso de diagnóstico

Resumo

Introdução: As doenças linfoproliferativas podem constituir um verdadeiro desafio de diagnóstico. Este caso clínico evidencia a dificuldade que existe, por vezes, no diagnóstico de doenças linfoproliferativas e a importância do médico de família (MF) na integração de informação clínica de diversas fontes para um diagnóstico.  

Descrição do caso: Homem de 54 anos, que recorre inicialmente ao serviço de urgência (SU) por quadro de dor lombar e abdominal, tendo sido colocada a hipótese de diagnóstico de pielonefrite. O doente é posteriormente avaliado pelo seu MF, que referencia novamente ao SU por evolução desfavorável dos sintomas. No SU realizou mais exames complementares de diagnóstico, não se valorizando os resultados dos mesmos e o utente teve novamente alta. Foi reavaliado novamente pelo seu MF, que discutiu a situação clínica com outras especialidades médicas, tendo-se considerado a hipótese de diagnóstico de doença linfoproliferativa e sido dada a indicação de referenciação urgente para consulta de hematologia. O utente acaba por ir uma terceira vez ao SU por agravamento de sintomatologia e finalmente fica internado para estudo, tendo-se estabelecido o diagnóstico de linfoma indolente de células B.

Comentário: Este caso clínico evidencia a dificuldade e o atraso de diagnóstico que pode existir na doença linfoproliferativa. Em contexto de urgência nem sempre é dada a melhor orientação aos doentes, pelo que a atitude crítica do MF e a constante luta pelo melhor interesse do doente fez toda a diferença neste doente e certamente fará em muitos outros casos semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cuker A, Altman JK, Gerds AT, Wun T, Yang DT, Abramson JS. America Society of Hematology self-assessment program. 7th ed. American Society of Hematology; 2019. ISBN 9780978921248

Ribeiro IS. Hematologia: da prática clínica à teoria. Lisboa: Lidel; 2015. ISBN 9789727579150

Downloads

Publicado

2023-07-05

Como Citar

Borges, E., & Neves, R. (2023). Doença linfoproliferativa: o quebra-cabeças médico. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 39(3), 244–7. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i3.13440