Era da (des)informação: conhecimentos e crenças sobre saúde sexual e reprodutiva em adolescentes portugueses

Autores

  • Bruno Dias Escola de Medicina da Universidade do Minho. Braga, Portugal. https://orcid.org/0009-0004-3321-5961
  • Joana Nuno Escola de Medicina da Universidade do Minho. Braga, Portugal | UCSP Amorosa, ULS Alto Ave. Guimarães, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i5.13929

Palavras-chave:

Adolescente, Educação sexual

Resumo

Introdução: A educação sexual deve assumir uma perspetiva holística, já que desta forma será possível que a camada jovem da população tenha uma vivência gratificante da sua sexualidade. Assim, é de interesse perceber o estado da educação sexual em Portugal.

Objetivo: Avaliar os conhecimentos e crenças de adolescentes sobre sexualidade e educação sexual.

Métodos: Foi desenvolvido um estudo observacional e analítico, tendo sido aplicados questionários a adolescentes com idade entre os 13 e os 19 anos que frequentam escolas básicas e secundárias da Área Metropolitana do Porto.

Resultados: Foram incluídas 572 respostas para análise. A idade média das pessoas inquiridas foi de 14,9±1,6 anos e a maioria identificava-se como rapariga. Na avaliação de conhecimentos, 84% das questões tem mais respostas certas do que erradas. Verificou-se que quanto maior a idade, maiores são os conhecimentos e menores são as crenças limitantes e atitudes negativas relativamente à sexualidade (p<0,001). As pessoas que se identificam como rapariga tendem a apresentar níveis elevados de conhecimentos; por contraste, as pessoas que se identificam como rapaz tendem a ter um maior nível de crenças limitantes e atitudes negativas (p<0,05).

Conclusão: A idade e a identidade de género dos adolescentes influenciam os conhecimentos e crenças associadas à sexualidade.

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Referências

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Era da (des)informação: conhecimentos e crenças sobre saúde sexual e reprodutiva em adolescentes portugueses. (2024). Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 40(5), 477-86. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i5.13929

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