Intoxicação por monóxido de carbono: descrição de um caso potencialmente fatal
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v41i2.14106Palavras-chave:
Monóxido de carbono, Síncope, Câmara hiperbárica, Cefaleia, Caso clínicoResumo
A intoxicação por monóxido de carbono é uma das principais causas de intoxicação a nível mundial. Sintomas iniciais incluem cefaleias, tonturas, fraqueza, náuseas, confusão e alterações visuais. A oxigenoterapia em câmara hiperbárica pode ser considerada no tratamento. Apresenta-se o caso de uma utente com 31 anos, sem antecedentes médicos relevantes. Recorreu, em menos de um mês, a três consultas abertas no centro de saúde, com sintomas de cefaleia e, posteriormente, síncope. Na última consulta veio acompanhada pelo cônjuge, com queixas semelhantes, permitindo a suspeição de uma possível intoxicação por monóxido de carbono. Foi referenciada ao serviço de urgência, onde foi feito o diagnóstico e tratamento com câmara hiperbárica. As cefaleias e as síncopes são sintomas muito inespecíficos, mas com causas potencialmente emergentes. É essencial a colheita completa da história clínica, permitindo um diagnóstico e tratamento precoces, assim como um melhor prognóstico.
Downloads
Referências
1. Weaver LK. Carbon monoxide poisoning. Crit Care Clin. 1999;15(2):297-317.
2. Savioli G, Gri N, Ceresa IF, Piccioni A, Zanza C, Longhitano Y, et al. Carbon monoxide poisoning: from occupational health to emergency medicine. J Clin Med. 2024;13(9):2466.
3. Sá MC, Rodrigues RP, Moura D. Internamentos por intoxicação com monóxido de carbono em Portugal [Carbon monoxide intoxications in Portugal]. Acta Med Port. 2011;24(5):727-34. Portuguese
4. Prockop LD, Chichkova RI. Carbon monoxide intoxication: an updated review. J Neurol Sci. 2007;262(1-2):122-30.
5. Eichhorn L, Thudium M, Jüttner B. The diagnosis and treatment of carbon monoxide poisoning. Dtsch Arztebl Int. 2018;115(51-52):863-70.
6. Raub JA, Mathieu-Nolf M, Hampson NB, Thom SR. Carbon monoxide poisoning: a public health perspective. Toxicology. 2000;145(1):1-14.
7. Gill SU, Ebbehøj NE. [Carbon monoxide poisoning]. Ugeskr Laeger. 2001;163(19):2667-8. Danish
8. Costa M, Silva BS, Real FC, Teixeira HM. Epidemiology and forensic aspects of carbon monoxide intoxication in Portugal: a three years’ analysis. Forensic Sci Int. 2019;299:1-5.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.