Vacinação para a gripe sazonal em internos do ano comum

Autores

  • Ana Sanches Alunos do 6º Ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Departamento de Saúde Pública.
  • Nuno Barbosa Alunos do 6º Ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Departamento de Saúde Pública.
  • Patrícia Pedro Alunos do 6º Ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Departamento de Saúde Pública.
  • Raquel Martins Alunos do 6º Ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Departamento de Saúde Pública.
  • Tracy Gouveia Alunos do 6º Ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Departamento de Saúde Pública.
  • Sérgio Caselhos Alunos do 6º Ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Departamento de Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i5.10402

Palavras-chave:

Vacina, Gripe, Internos do Ano Comum

Resumo

Objectivos: O objectivo global desta investigação é averiguar o grau de adesão à vacinação da gripe sazonal de 2006/2007 e as suas motivações em Internos do Ano Comum (IAC). Constituem objectivos específicos determinar a taxa de vacinados, a taxa dos que pretendem vacinar-se, averiguar a importância que os IAC atribuem à vacinação, identificar as razões para a adesão/não adesão e identificar estratégias de incentivo à vacinação. Tipo de estudo: Estudo descritivo transversal. Local: O inquérito esteve alojado no seguinte site da Internet: http://vacinagripe.no-ip.org População: Internos do Ano Comum a exercerem em Portugal no ano de 2006. Métodos: Obteve-se uma amostra de conveniência constituída por 136 IAC. Foram considerados como critérios de inclusão o ser Licenciado em Medicina a frequentar o Ano Comum em Portugal, e de exclusão o não responder ao questionário e/ou questionários incorrectamente preenchidos. Estudaram-se as seguintes variáveis: sócio-demográficas (sexo e local de trabalho), caracterização da adesão à vacinação da gripe sazonal, motivações para a adesão e não adesão à vacinação, o grau de importância atribuído à vacinação na classe médica, caracterização de estratégias de incentivo à vacinação da gripe sazonal e o conhecimento/desconhecimento da classe médica pertencer a um grupo de risco. Os dados foram tratados no Epi Info Versão 3.3.2. Resultados: A percentagem de IAC vacinados foi de 33,1% (n=45). As principais motivações apontadas para a vacinação foram «proteger-me da doença», «proteger os doentes» e «tenho fácil acesso à vacina da gripe», e para a não vacinação «desinteresse», «não tive tempo» e «considero a vacina para a gripe pouco eficaz». Conclusão: A importância atribuída pelos IAC à vacinação, o facto de se considerarem um grupo de risco, a existência de uma taxa considerável dos que pretendem vacinar-se, bem como as motivações encontradas, poderão constituir um bom ponto de partida para futuras campanhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-09-01

Como Citar

Sanches, A., Barbosa, N., Pedro, P., Martins, R., Gouveia, T., & Caselhos, S. (2007). Vacinação para a gripe sazonal em internos do ano comum. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 23(5), 521–38. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v23i5.10402

Edição

Secção

Investigação Original