Esclerose Múltipla, o afastar da lupa – relato de caso

Autores

  • Inês Tinoco USF Serra da Lousã
  • Joana Oliveira Ferreira USF Serra da Lousã
  • João Rodrigues USF Serra da Lousã
  • Marta Arenga Hospital Pêro da Covilhã, Centro Hospitalar Cova da Beira

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i3.12007

Resumo

Introdução: A esclerose múltipla (EM) é uma doença desmielinizante, inflamatória e degenerativa do sistema nervoso central. Pode ter uma apresentação clínica variável, o que torna o seu diagnóstico desafiante. Este caso clínico, pela sua gravidade e pelo impacto na qualidade de vida da doente, pretende alertar para a necessidade de um elevado grau de suspeição do médico face a esta hipótese de diagnóstico, permitindo detecção e tratamento atempados.

Descrição do Caso: Jovem do sexo feminino, 38 anos de idade, recorre ao Médico de Família por perda ponderal significativa com consequente estudo analítico inconclusivo. Seguiram-se múltiplas consultas com apresentação de queixas inespecíficas (incontinência urinária, diminuição da acuidade visual, fraqueza muscular, desequilíbrio e tonturas) com aparentes alterações justificativas em meios complementares de diagnóstico. Pelo facto de estarmos perante uma mulher jovem, com múltiplos sintomas neurológicos (visuais, motores, sensitivos e esfincterianos) pensou-se em doença desmielinizante. Tendo ainda em conta os antecedentes familiares – doença semelhante da irmã –, foi pedida tomografia computorizada crânio-encefálica que demonstrou a presença de múltiplas lesões hipodensas da substância branca, o que no contexto clínico da doente reforçou a hipótese de diagnóstico e motivou a sua referenciação à consulta de Neurologia. Após realização de vários exames complementares, confirmou-se o diagnóstico de Esclerose Múltipla.

Comentários: O curso da patologia é imprevisível, o que se justifica pela multiplicidade aleatória de lesões disseminadas na substância branca do SNC. Este caso clínico exemplifica o desafio diagnóstico que as doenças desmielinizantes representam. Estas patologias exigem ainda uma articulação multidisciplinar eficiente com os Cuidados de Saúde Secundários, de modo a prestar o devido acompanhamento dos doentes e seus familiares, ultrapassando as limitações inerentes aos Cuidados de Saúde Primários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Inês Tinoco, USF Serra da Lousã

Interna MGF

Joana Oliveira Ferreira, USF Serra da Lousã

Interna de MGF.

João Rodrigues, USF Serra da Lousã

Assistente Graduado Sénior em MGF.

Marta Arenga, Hospital Pêro da Covilhã, Centro Hospitalar Cova da Beira

Assistente Hospitalar de Neurologia,

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Tinoco, I., Ferreira, J. O., Rodrigues, J., & Arenga, M. (2019). Esclerose Múltipla, o afastar da lupa – relato de caso. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 35(3), 232–8. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i3.12007