Sinal de Hutchinson: uma pista na orientação de um caso de herpes zoster
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i3.13573Palavras-chave:
Herpes zoster, Herpes zoster oftálmico, Sinal de HutchinsonResumo
Introdução: O herpes zoster resulta da reativação do vírus varicela-zoster (VVZ) após infeção primária (varicela). O herpes zoster oftálmico ocorre quando há reativação do VVZ a envolver o ramo oftálmico do nervo trigémio e condiciona um maior risco de desenvolvimento de complicações graves.
Descrição do caso: O presente caso aborda um homem de 74 anos que recorre à Unidade de Saúde Familiar por quadro compatível com herpes zoster oftálmico e que, ao exame objetivo, apresentava lesões vesiculares ao nível da extremidade nasal – sinal de Hutchinson. A presença deste sinal correlaciona-se com o envolvimento do nervo nasociliar e encontra-se associado a um maior risco de complicações oculares.
Comentário: Este caso realça a importância do exame objetivo completo, por vezes com necessidade de avaliação oftalmológica urgente perante a suspeita de herpes zoster oftálmico.
Downloads
Referências
Li JY. Herpes zoster ophthalmicus: acute keratitis. Curr Opin Ophtalmol. 2018;29(4):328-33.
Vrcek I, Choudhury E, Durairaj V. Herpes zoster ophthalmicus: a review for the internist. Am J Med. 2017;130(1):21-6.
Kleinschmidt-DeMasters BK, Gilden DH. Varicella-zoster virus infections of the nervous system: clinical and pathologic correlates. Arch Pathol Lab Med. 2001;125(6):770-80.
Johnson JL, Amzat R, Martin N. Herpes zoster ophthalmicus. Prim Care. 2015;42(3):285-303.
Liesegang TJ. Herpes zoster ophthalmicus natural history, risk factors, clinical presentation, and morbidity. Ophthalmology. 2008;115(2 Suppl):S3-12.
Szent-Ivanyi J, Hassan AS, Teimory M. Herpes zoster ophthalmicus: is the globe involved? BMJ Case Rep. 2014;2014:bcr2014204566.
Zaal MJ, Völker-Dieben HJ, D’Amaro J. Prognostic value of Hutchinson’s sign in acute herpes zoster ophthalmicus. Graefes Arch Clin Exp Ophthalmol. 2003;241(3):187-91.
Ting DS, Ghosh N, Ghosh S. Herpes zoster ophthalmicus. BMJ. 2019;364:k5234.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.