Tuberculose cutânea: um caso clínico
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i6.13706Palavras-chave:
Tuberculose cutânea, Furúnculo, Dermatose granulomatosa necrotizante, TuberculoseResumo
Introdução: A tuberculose cutânea resulta de uma infeção crónica por Mycobacterium tuberculosis. A apresentação clínica associada depende de vários fatores, entre os quais o local da infeção e o estado imunitário do hospedeiro.
Descrição do caso: Relata-se o caso de uma mulher de 58 anos, natural de Angola, que recorreu aos cuidados de saúde primários com sintomas de edema, calor e rubor no primeiro dedo da mão direita, sendo assumido o diagnóstico de paroníquia. Porém, a doente manteve as queixas, com aparecimento de furúnculos de forma intermitente e progressivamente em maior número. Foi encaminhada para a consulta de dermatologia para realização de biópsia, que viria a reportar dermatose granulomatosa necrotizante. Consequentemente, realizou a testagem para tuberculose através do teste IGRA (interferon gamma release assay), que se revelou positivo.
Comentário: O diagnóstico de tuberculose cutânea exige um alto grau de suspeição por parte do médico. Neste sentido, importa alertar para esta forma clínica da infeção por tuberculose para que casos de uma doença tratável e de notificação obrigatória não passem despercebidos.
Downloads
Referências
1. Hill MK, Sanders CV. Cutaneous tuberculosis. Microbiol Spectr. 2017;5(1).
2. Direção-Geral da Saúde. Relatório de vigilância e monitorização da tuberculose em Portugal: dados definitivos 2020. Lisboa: DGS; 2021.
3. Azendour H, Meziane M, Znati K, Benzekri L, Senouci K. A polymorphous cutaneous tuberculosis. Int J Mycobacteriol. 2021;10(1):85-8.
4. Brito AC, Oliveira CM, Unger DA, Bittencourt MJ. Cutaneous tuberculosis: epidemiological, clinical, diagnostic and therapeutic update. An Bras Dermatol. 2022;97(2):129-44.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores concedem à RPMGF o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, electrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito identificado nesta declaração. Concedem ainda à RPMGF o direito a utilizar e explorar o presente manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso a RPMGF comunique aos autores que decidiu não publicar o seu manuscrito, a cedência exclusiva de direitos cessa de imediato.
Os autores autorizam a RPMGF (ou uma entidade por esta designada) a actuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.