Desenvolvimento de um vídeo formativo como instrumento para melhoria da literacia em saúde: um projeto de intervenção

Autores

  • Tiago Fernandes Flores Médico Interno de Medicina Geral e Familiar. USF Gualtar, ACeS Cávado I. Braga, Portugal.
  • António Vilela Médico Interno de Medicina Geral e Familiar. USF Terras do Ave, ACeS Ave-Famalicão. Delães, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-3545-6548
  • Bárbara Martins Médica Interna de Medicina Geral e Familiar. USF São Lourenço, ACeS Cávado I. Braga, Portugal.
  • Mariana Abreu Gonçalves Médica Interna de Medicina Geral e Familiar. USF Antonina, ACeS Ave-Famalicão. Requião, Portugal.
  • João Mário Pinto Médico Interno de Medicina Geral e Familiar. USF Joane, ACeS Ave-Famalicão. Joane, Portugal. https://orcid.org/0009-0006-4225-5679
  • Ana Isabel Pereira Médica Interna de Medicina Geral e Familiar. USF 7 Fontes, ACeS Cávado I. Braga, Portugal. https://orcid.org/0009-0002-1179-2421
  • Joana Gonçalves Luís Médica Interna de Medicina Geral e Familiar. USF São Lourenço, ACeS Cávado I. Braga, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i1.13773

Palavras-chave:

Literacia médica, Multimédia, Cuidados de saúde primários, Medicina geral e familiar

Resumo

Introdução: A promoção da literacia em saúde é crucial para que os utentes possam tomar decisões adequadas em matéria de saúde, promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos e contribuindo para a sua sustentabilidade.

Objetivos: Promover a literacia em saúde entre os utentes de seis Unidades de Saúde Familiar (USF) no Norte de Portugal acerca da organização e estrutura dos cuidados de saúde primários (CSP) e a especialidade médica de medicina geral e familiar (MGF).

Métodos: Estudo observacional, prospetivo, do tipo coorte. Foram aplicados questionários em formato Google® Docs a utentes com 18 ou mais anos, que preenchiam os critérios de inclusão, antes e após um mês da intervenção. A intervenção consistiu na visualização de um vídeo formativo preparado pelos autores acerca da organização e os recursos dos CSP e a especialidade de MGF.

Resultados: O questionário pré-intervenção foi preenchido por 274 utentes, 165 visualizaram o vídeo educativo e 113 preencheram o questionário pós-intervenção. Apenas 88 utilizadores participaram em todas as fases do projeto e foram considerados elegíveis para a interpretação dos resultados. Após a intervenção verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa na classificação geral obtida no questionário, com um aumento na percentagem de respostas corretas de 66,7% para 72,7% (p=0,004; IC 95%). Verificou-se também um aumento na taxa de respostas corretas em quase todas as questões aplicadas.

Discussão e Conclusão: A literacia em saúde ajuda os cidadãos a tomar melhores decisões em relação à sua saúde, com um consequente impacto económico e social. Este projeto culminou na criação de uma ferramenta multimédia capaz de melhorar os conhecimentos dos utentes portugueses acerca dos CSP, passível de ser replicada noutros locais do País.

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Referências

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Publicado

28-02-2024

Como Citar

Desenvolvimento de um vídeo formativo como instrumento para melhoria da literacia em saúde: um projeto de intervenção. (2024). Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 40(1), 31-9. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i1.13773