Terapia antirretroviral: investigação de implementação nos cuidados de saúde primários, Nampula, Moçambique.
DOI:
https://doi.org/10.32385/rpmgf.v34i5.12312Abstract
Objetivo: avaliar a situação clínica dos pacientes em tratamento antirretroviral, as taxas de adesão e abandono e seus fatores determinantes e intervir para melhorar o programa de luta contra o vírus da imunodeficiência humana em Nampula.
Tipo de estudo: investigação de implementação, descritiva mista.
Local: centros de saúde distritais (10) na Província de Nampula, Moçambique.
População: pacientes em tratamento antirretroviral e que abandonaram o tratamento, profissionais dos cuidados de saúde primários e praticantes tradicionais de saúde.
Métodos: aplicação de inquérito a pacientes e praticantes tradicionais de saúde, entrevista semiestruturada com profissionais de saúde, discussão de grupos focais com praticantes tradicionais e consulta documental. Avaliada a linha de base nos centros de saúde alvo e controlo, foi realizada uma ação de educação para a saúde com os pacientes e com os praticantes tradicionais e de formação médica com os profissionais de saúde nos distritos alvo. Depois foram avaliados os indicadores clínicos e do programa em todos os centros de saúde.
Resultados: a insegurança alimentar, discriminação e dificuldade de acesso aos serviços de saúde, contribuem para uma taxa de abandono do tratamento atingindo 50 % dos pacientes. A boa adesão verifica-se em 69 %. A ação foi realizada em cinco distritos, com 63 pacientes, 59 praticantes tradicionais e 96 profissionais de saúde. Nos distritos de ação verificámos um aumento do número de Grupos de Apoio à Aderência Comunitários e de referências aos cuidados de saúde primários e uma redução do risco de abandono do tratamento de 69 %.
Conclusões: existem diversas causas de abandono da terapia antirretroviral e baixa adesão. O abandono da TARV é um problema grave em Nampula e resulta de fatores individuais, sociais e do sistema de saúde. Intervenções interdisciplinares de baixo custo na área da educação em saúde, associadas a extensão agrária, podem inverter esta situação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors will assign to the RPMGF the sole right to publish and distribute the content of the manuscript specified in this declaration via physical, electronic, broadcasting or any other medium that may come into existence. They also grant the RPMGF the right to use and exploit this manuscript, in particular by assigning, selling or licensing its content. This permission is permanent and takes effect from the moment the manuscript is submitted, has the maximum duration allowed by applicable Portuguese or international law and is of worldwide scope. The authors further declare that this assignment is made free of charge. If the RPMGF informs the authors that it is not going to publish their manuscript, the exclusive assignment of rights ceases forthwith.
The authors authorise the RPMGF (or any entity it may appoint) to act on their behalf when it believes that copyright may have been infringed.